Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA inicia implantação de nova metodologia para gestão da assistência

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 15h34

kanban intranet 2

Com o objetivo de otimizar os processos da assistência em saúde dos hospitais universitários, a gestão do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou a primeira fase de implantação da metodologia Kanban para a gestão da internação hospitalar. Em uma parceria entre o Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) e o Setor de Gestão de Informação e Informática (SEGII), o método começou a ser utilizado nas alas de internação cirúrgica e oncológica do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) ainda neste mês de dezembro.

De origem japonesa, a metodologia Kanban (no original “cartão” ou “placa”) consiste no uso de ferramentas para melhorar a visualização dos fluxos e contribuir, assim, para a aceleração destes. Na área hospitalar, o Kanban vem para dar destaque aos quadros de saúde de pacientes atendidos em determinada ala hospitalar pela equipe multiprofissional, contribuindo para que esses pacientes estejam sempre visíveis pelos profissionais e, desse modo, tenham mais agilidade no tratamento.

Com o Kanban, o objetivo é acompanhar o tempo de internação dos pacientes e comparar com o tempo esperado, estabelecido na tabela do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP), para o procedimento de internação do paciente, sinalizando com as cores verde, amarelo e vermelho, se o tempo está dentro do esperado ou se já excedeu, além da inclusão de pendências. Para a chefe do SRAS do Barros Barreto, Adele Melo, o objetivo é reduzir o tempo de internação hospitalar em 15% e 25% até 2021 e 2022, respectivamente, podendo contribuir para a maior rotatividade na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Buscamos trazer as tecnologias da informação para aliar ao ganho de performance dos processos”, comenta Rodrigo Rezende, chefe do Setor de Gestão da Informação e Informática do CHU.  Utilizando os dados dos pacientes constantes na base do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU) no Kanban, o SEGII instalou monitores para a exibição dessas informações nas alas de internação oncológica e na clínica cirúrgica do HUJBB.

No Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), o Kanban vem com o intuito de monitorar o tempo entre a solicitação da cirurgia eletiva (AIH) e a efetiva internação do paciente para realizar o procedimento. Para isso,  o SEGII também instalou dois monitores para a exibição dessas informações no HUBFS.  A ideia é que,até o final do primeiro semestre de 2021, o sistema esteja estabelecido para todos os leitos de internação do Barros Barreto e também seja utilizado para os procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos do HUBFS.

intranet kanbanIntercâmbio – O método Kanban para a gestão hospitalar vem sendo uma experiência de sucesso no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, vinculado à Rede Ebserh. Para trocar experiências antes e durante a implantação no CHU-UFPA, a chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação (UMA/SRAS/HUJBB), Nayara do Carmo, visitou o Complexo da UFC em novembro, e, em dezembro, o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI/CHC-UFC), Cleisson Santos, veio aos hospitais do Complexo para implantar, implementar e realizar o treinamento com os profissionais sobre a ferramenta.

“A gente se sentiu muito honrado em perceber que um trabalho que a gente fez pôde ajudar outros colegas da rede. O ganho para o hospital e para a comunidade de colaboradores é muito grande”, avalia Cleisson Santos. Para Nayara, o Kanban traz benefícios não só para reduzir o tempo de internação, como também para auxiliar a gestão do Complexo a entender o motivo da demora nesse período, podendo, assim, contribuir para a melhoria dos indicadores em saúde dos hospitais universitários.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Paola Caracciolo e Nayara do Carmo