Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto “Alfabetização em Rede” divulga resultado de pesquisa sobre o ensino remoto da alfabetização

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 15h36

alfabetização em rede

O Projeto “Alfabetização em Rede” divulgou o resultado do primeiro relatório da pesquisa nacional "Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA)". Os dados apresentados nesse relatório evidenciam um quadro complexo e multifacetado do ensino remoto na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo o relatório, cerca de 91% dos docentes desses dois segmentos trabalharam remotamente durante o ano de 2020 e uma parte considerável deles afirmou que essa solução foi razoável, pois permitiu que o vínculo das crianças com a escola fosse mantido de alguma forma. Por outro lado, o maior desafio dos professores foi fazer com que os alunos respondessem às demandas colocadas, realizassem as atividades, especialmente quando estas dependem da ajuda dos pais ou dos responsáveis, o que evidenciou que o ensino remoto, sobretudo no processo de alfabetização, precisa de mediações sistemáticas e competentes para que as necessidades das crianças sejam atendidas e para que elas possam avançar em suas aprendizagens.

“A grande maioria dos alunos tem acesso às novas tecnologias e à internet, porém uma parcela significativa enfrenta algum tipo de problema, seja porque tem os equipamentos, mas não tem internet em casa, seja pelo contrário. Há, ainda, uma parcela de 16,2% que têm acesso à internet e possuem as ferramentas, mas não sabem utilizá-las. Um estudo mais detalhado deste banco de dados poderá evidenciar o perfil destes professores por Estado, por Rede de Ensino e Região, permitindo que possamos aprofundar o conhecimento da Educação Básica neste momento histórico pelo qual estamos passando”, explica a professora Elizabeth Orofino, representante da Associação Brasileira de Alfabetização/Norte.

Segundo a professora, os dados do relatório continuarão a ser analisados e retratarão os limites e as possibilidades do trabalho pedagógico em cada região do país, de modo a possibilitar a construção de processos formativos para docência on-line na cibercultura na área da Alfabetização e no Ensino Fundamental, potencializando o uso de dispositivos móveis, aplicativos e plataformas digitais alicerçadas em dados nacionais, sem esquecer que é necessário internet gratuita e aparato tecnológico para todos.

Agora, o resultado da pesquisa servirá de base para um curso on-line promovido pelo Laboratório “Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente”, sob coordenação de Elizabeth Orofino. Gratuito e com 40h de carga horária, o curso destina-se a professores do ciclo de Alfabetização dos 144 municípios do estado do Pará.

Curso on-line - O curso oferecerá estudo de referenciais sobre a ação docente e os saberes especializados da docência na alfabetização, de forma que estes sirvam de subsídio para a análise problematizadora das práticas emergentes de alfabetização em ensino remoto. O objetivo é possibilitar a construção de uma rede de aprendizagem docente na cibercultura, divulgando e proporcionando aos docentes fundamentos epistemológicos para a construção de novas metodologias de ensino. “Metodologicamente, o curso prevê três aulas síncronas e quatro atividades assíncronas, as quais envolvem leitura e discussão de textos acadêmicos de referência e análise de práticas e recursos didáticos elaborados por docentes para alfabetização de crianças via ensino remoto”, conclui Elizabeth Orofino.

As aulas ocorrerão nos dias 13, 20 e 27 de janeiro de 2021, das 20h30 às 22h30, e serão realizadas por videoconferência. As inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Para as 100 vagas oferecidas para docentes de diversos municípios paraenses, há critérios de seleção, como: fazer parte do público-alvo; preencher adequadamente o formulário de inscrição; ter disponibilidade para participação de atividades síncronas e assíncronas e seguir a ordem de inscrição.

Curso de extensão “Observatório da alfabetização remota: quais são as metodologias inovadoras criadas pelos docentes para alfabetização?”

Data limite de inscrições: 20 de dezembro

Data de realização do curso: 13, 20 e 27 de janeiro de 2021

O curso é gratuito e possui carga horária de 40 horas, com 100 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

Acesse aqui para conferir o relatório da pesquisa nacional

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google