Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-Reitoria de Relações Internacionais divulga oportunidades para intercâmbio internacional

• Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 10h00

portal ufpa internacional2

A virada de ano pode ser momento de arrumar as malas e obter novas experiências também no campo acadêmico. Entre o final de 2020 e o início de 2021, os alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se inscrever para disputar vagas em programas de intercâmbio internacional. Ao todo, sete programas e convênios firmados com a Federal paraense ainda recebem inscrições.

Até o dia 31 deste mês, estão abertas as inscrições para a segunda chamada do “Master of Advanced Studies in European and International Governance (MEIG)”, mantido pela Universidade de Genebra, na Suíça, em parceria com o escritório das Nações Unidas em Genebra. O tempo de permanência no programa é de até dois anos. Também há oportunidades de ingresso na terceira chamada, mas, para isso, é preciso se candidatar às vagas até o dia 15 de fevereiro de 2021.

Até fevereiro, também estão abertas inscrições para a terceira chamada do “CYD Fellowships: A talent program for Cyber-Defence Reserarch” e para o “Cyber-Defence (CYD) Campus”, que ofertam bolsas de doutorado e de pós-doutorado na área de cyber defesa, no Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne (EPFL)

Já para os alunos de graduação, há oportunidades para discentes das áreas de Negócios, Marketing, Economia e áreas afins. Três programas virtuais estão com inscrições abertas até o dia 4 de janeiro, ou seja, os estudantes podem adquirir experiência com internacionalização, sem sair de casa e de forma completamente gratuita.

Há oportunidades para intercâmbio para University of Illinois no período de 25 de janeiro a 3 de maio; para a University of Washington, entre os dias 26 de janeiro e 9 de março; e ainda para a Indiana University no período de 10 de fevereiro a 5 de março.

Também é possível participar do Programa Paulo Freire+, que está com inscrições abertas para bolsas até o dia 15 de fevereiro. O programa une várias universidades de distintos países e é ofertado pela Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Há oportunidades de mobilidade internacional por meio da convocatória para diferentes áreas do conhecimento, como Educação, Direito, Economia e Tecnologia, entre outras.

Ganho para o futuro profissional e para as universidades - Para a pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, Marília Ferreira, todo contato que os estudantes de graduação e de pós-graduação podem ter com práticas científicas e acadêmicas de outras universidade e países contribui para a formação pessoal e profissional dos estudantes e também amplia as parcerias e os elos entre a Federal paraense e as instituições internacionais.

“A internacionalização e o contato do acadêmico com um modelo de ensino e atuação diferentes daquele ao que está habituado promovem a troca de conhecimentos e o agrupamento de novos valores e competências ao futuro profissional. Este também, ao realizar a mobilidade, leva consigo a experiência adquirida em sua instituição de ensino”

Ela assegura que, em tudo isso, “há ganhos para os estudantes, para os docentes bem como para a pesquisa realizada e as instituições envolvidas. Todos esses atores bebem das diferentes fontes em jogo com a mobilidade acadêmica internacional”, completa a pró-reitora.

Master of Advanced Studies in European and International Governance (MEIG)
Até 31/12/2020 para a 2ª Chamada e até 15/02/2021 para a 3ª Chamada
Universidade de Genebra
Mais informações aqui.