Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Salinópolis tem nova coordenação

Campus Universitário de Salinópolis tem nova coordenação

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 17h43

Posse Salinas Coord Lindomar

O Campus Universitário de Salinópolis da UFPA recebeu nesta quarta-feira, 16 de dezembro, sua nova gestão. O professor Lindomar Miranda Ribeiro, coordenador geral, e a professora Cleide Samara Tavares Mescouto, vice-coordenadora, receberam as boas-vindas e assumiram o mandato em sessão de posse transmitida ao vivo pelo canal do Campus no YouTube.

Na ocasião, a primeira gestão administrativa do campus, formada pelos professores Adilson Oliveira do Espírito Santos, coordenador geral anterior, e Midori Makino, vice-coordenadora anterior, receberam os agradecimentos pela dedicação empenhada e relataram inúmeras conquistas alcançadas ao longo de cinco anos de muito esforço empreendido para implantação do campus, criado em 2013 com a primeira oferta de cursos em 2015.

Posse Salinas AdilsonA professora Midori Makino foi quem deu início aos pronunciamentos fazendo um histórico da fundação do campus e da abertura de suas primeiras turmas de graduação, com a Licenciatura em Matemática e o Bacharelado em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo. Em 2016, o campus ofertou mais um curso na área de Licenciatura em Física e, desde então, “cresceu e tomou cara de Universidade”.

O professor Adilson do Espírito Santo agradeceu à gestão superior da instituição pela confiança para assumir a primeira gestão administrativa da UFPA em Salinópolis e disse ser um momento histórico para o campus ter empossada a primeira coordenação eleita pela comunidade acadêmica. “Se hoje o nosso campus tem cara de Universidade, é porque ele representa mais uma unidade acadêmica da UFPA produzindo conhecimento científico”, declarou o professor.

Posse Salinas CleideNova missão - A vice-ccordenadora empossada, professora Cleide Samara Mescouto, afirmou sentir-se honrada em assumir sua nova missão e espera poder colaborar para uma gestão em que as conquistas sejam alcançadas de forma conjunta, sempre com base no diálogo, no respeito, na consciência do dever individual e do esforço coletivo. Para ela, o grande desafio agora é a construção definitiva do “tão sonhado campus” e a aquisição de toda a infraestrutura necessária para que a UFPA em Salinópolis avance ainda mais.

Na mesma linha de pensamento, o novo coordenador geral, professor Lindomar Ribeiro, disse que, sem a ajuda coletiva, o campus não poderia avançar. “Vamos continuar construindo juntos o campus e, agora, lutar pela sua consolidação, garantindo a formação e a qualidade de vida da população da região do salgado paraense”.

Posse Salinas GilmarPapel estratégico - O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva explicou que os campi têm um papel estratégico para a formação da identidade amazônida da UFPA e para o desenvolvimento regional de cada município onde estão sediados. Ele destaca que os dirigentes têm a missão de, ao assumirem a gestão, trabalhar juntamente com a administração superior para o progresso econômico, político, social e acadêmico da região em que o campus se insere. “O Campus de Salinópolis é um projeto extraordinário”, sintetizou.

O reitor Emmanuel Tourinho assinou os termos de posse e deu as boas-vindas aos novos dirigentes. Ele também agradeceu à gestão anterior o trabalho desenvolvido no Campus de Salinópolis e salientou que a conformação multicampi faz da UFPA uma instituição única, presente em mais de 70 municípios paraenses.

“Estamos em uma região de extensão continental e que vive um paradoxo: temos grande riqueza em biodiversidade e cultura e, de outro lado, temos uma das populações mais pobres do país. Nesse contexto, o impacto da Universidade é ainda maior, contribuindo para mudar a vida das pessoas”, destacou.

Posse Salinas ReitorO reitor disse ainda que, embora seja um campus relativamente novo, a UFPA em Salinópolis já conta com excelentes resultados na atividade de pesquisa. A expectativa é a de que, em breve, o campus possa ampliar a oferta do ensino de graduação e iniciar a oferta da pós-graduação.

Lembrança – A cerimônia foi ainda espaço para manifestar luto e pesar pelo falecimento recente do professor da área de Geociências, Carlos Dias, nascido no município e que muito colaborou para a criação e implantação do Campus Universitário de Salinópolis. A sessão iniciou-se com um minuto de silêncio em sua memória e muitos de seus feitos e realizações foram lembrados pelos demais professores envolvidos na programação. O reitor Emmanuel Tourinho ressaltou que “foi do professor Carlos Dias o mérito de hoje estarmos à frente deste projeto grandioso e, por isso, dedico-lhe também uma palavra de gratidão”.

Para rever a cerimônia de posse, acesse o canal do Campus Universitário de Salinópolis no YouTube.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Reprodução da transmissão