Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudante de Jornalismo ganha prêmio por reportagem sobre o Complexo Hospitalar da UFPA
Início do conteúdo da página

Estudante de Jornalismo ganha prêmio por reportagem sobre o Complexo Hospitalar da UFPA

  • Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 15h56

Giullia Complexo Hospitalar

Na última terça-feira, 16, a estudante do sétimo semestre de Jornalismo e ex-bolsista do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) Giullia Moreira recebeu o Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), com uma matéria produzida durante o estágio realizado nos hospitais universitários. Ela foi agraciada na categoria “Jornalismo do Futuro”, com a reportagem “Equipe de enfermagem do CHU usa a internet como ferramenta de ensino durante a pandemia”, veiculada em julho deste ano.  

“Vencer esse prêmio é, na verdade, resultado de todo o esforço que tivemos no decorrer deste ano tão difícil e incomum que tivemos”, comenta Giullia. Ela foi bolsista da Unidade de Comunicação do Complexo Hospitalar Universitário de novembro de 2019 a agosto de 2020. Desde março deste ano, por conta da pandemia de Covid-19, ela permaneceu auxiliando a equipe em regime de trabalho remoto. “Trabalhamos em muitas pautas que mostravam a adaptação das mais diversas áreas e especialidades às novas medidas de segurança impostas como prevenção à Covid-19, e essa foi uma delas”, continua.  

A reportagem vencedora da categoria Jornalismo do Futuro abordou o tema das ferramentas de educação a distância utilizadas pelo Programa de Educação Permanente em Enfermagem do Complexo Hospitalar para continuar as capacitações dos enfermeiros e técnicos de enfermagem dos Hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), cujas atividades presenciais foram interrompidas durante a pandemia. “O senso de responsabilidade profissional e social dos trabalhadores dos hospitais universitários é, de fato, muito louvável e heroico, tenho muito respeito por todos eles e, sem dúvida, o CHU foi um lugar onde pude me desenvolver como futura jornalista e, principalmente, como ser humano”, comenta Giullia. 

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Pedro Piani, a premiação reflete o empenho dos estudantes da Universidade e dos hospitais universitários, que, mesmo em meio à pandemia e a todas as dificuldades que surgiram diante deste cenário, continuaram persistindo em se capacitar. “Como hospital de ensino, a nossa missão é qualificar e formar profissionais capacitados, tanto na nossa área fim, que é a saúde, quanto nas áreas afins, como a comunicação, que é essencial para que possamos divulgar as pesquisas que aqui são realizadas, por isso é muito gratificante ver estudantes como a Giullia colhendo os frutos desse esforço que é conjunto”, comemora o professor Pedro Piani.    

Premiação – Com o tema “Comunicação para um novo mundo”, o Prêmio Simineral de Comunicação contemplou estudantes e profissionais de comunicação nas áreas de jornalismo, conteúdos para redes sociais e conteúdos empresariais que fossem desenvolvidos em meio à pandemia de Covid-19. Além do texto sobre as ferramentas de ensino durante a pandemia, também foram inscritas reportagens sobre os cuidados com a pele e o diabetes durante a pandemia de Covid-19. Esses e outros textos podem ser acessados no site do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015. 

Texto: Paola Caracciolo – Jornalista da Unidade de Comunicação Social do CHU-UFPA
Arte: Divulgação Simineral

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página