Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > PPGCIMES divulga edital de seleção para o curso de Mestrado Profissional em Ensino
Início do conteúdo da página

PPGCIMES divulga edital de seleção para o curso de Mestrado Profissional em Ensino

  • Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 16h45

BANNER PPGCIMES 1

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), subunidade acadêmica do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou o edital para o Processo Seletivo do PPGCIMES – Turma 2021 para o curso de Mestrado Profissional em Ensino. As inscrições serão realizadas de 4 a 28 de janeiro de 2021, por meio do Sigaa. O Edital pode ser conferido na íntegra, em PDF e também em formato Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA) e em Libras no site do Programa.

Com Área de Concentração em Metodologias de Ensino-Aprendizagem, o PPGCIMES-UFPA, por meio de seu Mestrado Profissional, possui o objetivo de formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa aplicada ao Ensino. 

Serão ofertadas 24 (vnte e quatro) vagas, sendo 12 (doze) para a Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (Inovames), orientada às inovações em métodos e técnicas de ensino; e 12 (doze) para a Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (Cippe), voltada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento. 

Ao todo, serão cinco fases de seleção: Inscrição e homologação das inscrições (eliminatória); Avaliação da Proposta de Pesquisa (eliminatória e classificatória); Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira (eliminatória); Defesa da Proposta de Pesquisa e Arguição Oral (eliminatória e classificatória); Avaliação do Currículo Lattes (classificatória). O calendário completo com as datas de realização de cada fase pode ser conferido no item 7 do Edital.

Candidatos com deficiência que necessitam de recursos de acessibilidade ou de tecnologia assistiva para a realização do Exame de Proficiência em Leitura em Língua Inglesa e da Defesa da Proposta de Pesquisa e Arguição Oral devem anexar aos documentos de inscrição a digitalização colorida de Laudo Médico Pericial, original ou cópia autenticada em cartório, comprovando o tipo de deficiência, devendo este ser legível e conter a descrição da espécie e do grau ou nível da deficiência do candidato, com expressa referência ao código correspondente à CID 10, bem como sua provável causa, além do nome, da assinatura, do carimbo e do CRM do médico que forneceu o Laudo.

Os resultados de cada fase serão divulgados no site do Programa. Critérios de aprovação em cada uma das fases, orientações sobre isenção de taxa de inscrição e interposição de recursos, modelos e orientações para as documentações, além da bibliografia indicada para estudo, estão descritos no Edital. 

A matrícula da turma ocorrerá a partir de abril de 2021. Os mestres formados pelo PPGCIMES deverão conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educativo em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple o contexto do Ensino Superior e que esteja relacionado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa.

Sobre o PPGCIMES - Desde 2017, o PPGCIMES é um espaço de formação de recursos humanos voltados à concepção, ao desenvolvimento, à testagem e à avaliação de processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Para isso, realiza pesquisas aplicadas que envolvem recursos da Comunicação, do Ensino e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), visando propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e aos discentes de Ensino Superior, especialmente em um contexto de grandes desafios para o Brasil, como a região amazônica. Ao todo, duas turmas já foram formadas pelo programa e outras duas, atualmente, estão em atividade. 

As aulas do programa, normalmente, são realizadas em Belém, de forma presencial, em período integral, ou seja, pode haver atividades pelos turnos manhã, tarde e noite. Entretanto, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, desde a aprovação da Resolução nº 5.294 Consepe/UFPA, de 21 de agosto de 2020, as unidades e as subunidades da UFPA têm realizado atividades de Ensino Remoto Emergencial, previsto, inicialmente, para até 28 de fevereiro de 2021. 

Serviço:

Processo Seletivo do PPGCIMES - Turma 2021

Período de divulgação: 15/12/2020 a 03/01/2021

Período de inscrições: 04 a 28/01/2021

Consulte o Edital

Consulte o Edital Acessível para Leitor de Tela (Dosvox e NVDA)

Consulte o Edital Acessível em Libras

Texto e arte: Divulgação PPGCIMES

registrado em:
Fim do conteúdo da página