Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Última edição de 2020 do Projeto Circular ocorre neste domingo
Início do conteúdo da página

Última edição de 2020 do Projeto Circular ocorre neste domingo

  • Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 17h09

Circular Dezembro

Para encerrar as atividades de 2020, o Projeto Circular Campina Cidade Velha irá realizar a sua 34° edição neste domingo, 20. A programação traz conteúdos que refletem modos mais sustentáveis de viver, com oficinas, música, exposições e documentários que carregam em si a essência amazônica.  O evento será das 8h às 21h e estará disponível pelo Facebook  e/ou  pelo Instagram do projeto.

A primeira live do domingo, às 9h, tem parceria com o Projeto de extensão da UFPA Roteiros Geo-Turísticos, coordenado pela professora Goretti Tavares, que vai mediar a live “Memória e Patrimônio pelo Bairro do Umarizal”. A live terá como convidados os professores Aldrin Figueiredo (historiador) e Paulo Nunes (Escritor) para falarem sobre a importância do patrimônio material e imaterial do bairro Umarizal. O objetivo é revalorizar o centro histórico da cidade de Belém, com atenção especial ao potencial da diversidade de espaços coletivos e de empreendimentos culturais sediados no bairro Umarizal

"Este bairro inaugurou um forte processo de verticalização que modificou seu desenho urbano nas últimas três décadas, transformando-se em um bairro tanto de serviços quanto residencial, conservando centenas de imóveis e palacetes. Por isso o projeto visa atrair a atenção da sociedade e do poder público para dialogar sobre as melhorias dos bairros da Região Metropolitana de Belém", esclarece.

História e legado - Criado por parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato, o Projeto Circular Campina Cidade Velha foi iniciado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança. Atualmente, são mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação territorial histórica de Belém.

Em 2020, diante do cenário de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus, o projeto (re)existiu nas redes sociais, disponibilizando conteúdos on-line para garantir interações e entretenimento aos telespectadores, sem precisar sair de casa. 

Nesse período, o Circular realizou oito oficinas do 2º Ciclo de Ações Educativas e o seu 3º Fórum, com a finalidade de contribuir para debates importantes sobre patrimônio, cidadania e sustentabilidade. Também foi lançado o oitavo número da Revista Circular Digital e o livro Mapa do Afeto da Cidade Velha.

Circular virtual? Como funcionou? - Todo conteúdo publicado foi realizado de forma remota. Os parceiros da Rede Circular, como o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (Geotur), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foram convidados a enviar os conteúdos para que fossem veiculados, no dia de cada edição, pelas redes sociais do projeto.

Para este domingo, o Circular apresentará os resultados de algumas das oficinas que também foram realizadas on-line. Nesta edição, haverá, ainda, quatro lives para discutir e vivenciar a cidade de Belém, pensando no futuro que a sociedade almeja para a RMB nos próximos anos.

"Estas homenagens se estendem a todas as pessoas que partiram, independentemente de serem pessoas públicas ou não. Estamos em um momento de muita dor. Não é uma edição festiva, mas de comunhão com o outro. Estamos dizendo que a gente se importa e que queremos que tudo isso passe logo. No momento, o que temos a oferecer, entre outras coisas, é isto, um domingo mais feliz, humano, feito sob a costura da arte e da cultura, ferramentas transformadoras", explica Luciana Medeiros.

Serviços: 

34° edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha

Data: 20 de dezembro.

Hora: das 18 às 21h.

Plataformas de acesso: disponível pelo Facebook  e/ou  pelo Instagram do projeto.

Programação completa aqui

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação Projeto Circular

registrado em:
Fim do conteúdo da página