Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Organizações celebram os 30 anos do título de Doutor Honoris Causa de Paulo Freire pela UFPA
Início do conteúdo da página

Organizações celebram os 30 anos do título de Doutor Honoris Causa de Paulo Freire pela UFPA

  • Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 12h21

as contribuicoes de paulo freire para a alfabetizacao de adultos

Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, organizações da UFPA comemoram os 30 anos do título de “Doutor Honoris Causa” concedido pela instituição a Paulo Freire, no ano de 1990. Paulo Freire é uma das grandes personalidades no desenvolvimento da Educação Popular na América Latina, na África, na Europa e em outros países. O evento tem como objetivo visibilizar o pensamento e a importância de Freire na Instituição. A data marca também a criação do Instituto de Ciência da Educação (ICED) na UFPA. O evento será on-line, às 17h, com transmissão pelas páginas do Facebook e do YouTube do ICED. 

A programação contará com uma apresentação mística cultural, lançamento da vinheta do "Movimento Paulo Freire Vive no ICED!", mesa de reflexões com participação do reitor Emmanuel Tourinho, do vice-reitor Gilmar Silva, além de diretores e de professores do ICED. Na sequência, haverá ainda uma mesa de diálogo com Rosy Zuniga (México), coordenadora geral do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL); Raimunda Oliveira, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e também coordenadora da  CEAAL-Brasil; João Colares da Cátedra Paulo Freire na Amazônia e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (UEPA); e Waldri Abreu, representante do "Movimento Paulo Freire Vive no ICED!". 

Para Adriane Lima, professora da Faculdade de Educação e uma das organizadoras do evento, a programação traz a importância social de Paulo Freire. ‘‘Estamos falando de um intelectual, um militante e educador da práxis, da relação constante entre ação-reflexão-ação, que faz emergir a importância do fazer pedagógico, que nos provoca a autonomia de pensar e construir uma educação brasileira que respeite as nossas diversas realidades culturais, sociais, históricas e políticas”, afirma. 

Segundo ela, Paulo Freire é importante para a Amazônia paraense, porque, por meio da influência de seu pensamento, passa-se a olhar com dignidade e respeito para o território regional. “É a partir das diretrizes da pedagogia freireana que podemos pensar uma universidade que respira e pensa a realidade paraense, considerando e respeitando as diferenças, aprendendo com elas e avançando por meio dessas multiplicidades de pessoas, florestas e saberes. Freire se faz presente quando nos respeitamos como ser gente, carregado de nossa territorialidade e resistência política”.

130249481 1565499113650152 9123150137774918722 o

História - O título “Doutor Honoris Causa” foi concedido pela UFPA a Paulo Freire em 1990, como ato simbólico de grande representatividade política, social e educacional. “Isso porque a década de 90 foi um período de retorno dos intelectuais exilados pela Ditadura Militar, um momento em que o Brasil recebeu os(as) intelectuais que sofreram com as ações violentas da Ditadura Militar. E, com a concessão, a UFPA fez uma demarcação teórica e metodológica na construção de uma educação inclusiva, autônoma e democrática na nossa sociedade”, considera Adriane Lima. 

“Nesta mesma década, estávamos diante dos movimentos de confecção da nova LDB, fato que contou com grandes mobilizações de professores/as, movimentos de base, movimentos e coletivos populares. Era um momento de grande aprendizagem e ebulição teórico-política progressista, de modo que a UFPA demarcou sua participação e relação com o pensamento de Freire como educador que carregava em vida essas bandeiras democráticas”, relembra.

Portanto a coordenadora explica que: “celebrar os 30 anos do título “Honoris Causa” de Paulo Freire pela UFPA, na atual conjuntura política, significa reafirmar nosso compromisso com a democracia, com a inclusão dos oprimidos e oprimidas, respeito às diferenças, além de visibilizar os múltiplos saberes que existem na Amazônia paraense”. 

"Movimento Paulo Freire Vive no ICED!": O movimento é formado por estudantes, docentes, técnicos e gestores do Instituto de Ciências da Educação que reconhecem a importância e a atualidade do legado de Paulo Freire e unem-se aos mais variados coletivos e movimentos de diferentes setores da sociedade civil brasileira, latino-americana e mundial, em meio a uma extensa agenda de mobilização continental que está sendo construída rumo às celebrações  do centenário de seu nascimento, em 19 de setembro de 2021. 

Faz parte da campanha lançada em 2019 em defesa do legado de Paulo Freire,  que, no ano de 2020, constrói uma agenda permanente de celebrações e atividades com o tema “Esperançar a América Latina”, por meio da campanha “Paulo Freire Vive”. Esse movimento se conecta às diversas ações mensais do CEAAL, fundado por Freire na década de 60, que está presente em 21 países do continente latino e caribenho, rumo ao centenário do educador em setembro de 2021. 

Paulo Freire - Nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), formado em Direito pela Universidade do Recife, atual Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), em 1947. Partiu para o exílio em 1964. Após 16 anos, com a Lei de Anistia, retornou ao país. Foi nomeado ''Doutor Honoris Causa'' em 28 universidades no mundo inteiro. É considerado patrono da educação brasileira e um dos pensadores mais importantes da pedagogia mundial. Criou um método para alfabetizar adultos, que é utilizado até hoje no Brasil e em diversos países, com base em palavras do cotidiano. Faleceu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997.

 

Serviço 

"Movimento Paulo Freire Vive no Iced!"

Programação completa: 

Data: 21 de dezembro

Horário:

17h: Abertura

17h30: Mesa de Abertura 

18h - 19h30: Mesa de Diálogo - ‘‘A campanha rumo ao centenário de Paulo Freire’’ 

Local da transmissão: Plataforma Facebook e YouTube do ICED. 

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

Apoio: “Campanha Paulo Freire vive”, CEAAL, ICED, UFPA, FEF, FAED,  PPGED, GEPERUAZ, GEPEIF, GEPEGEFI.

 

Para saber mais, acesse a Resolução do Consun de 1990 sobre a concessão do título. 

 

Texto: Tel Guajajara - Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página