Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga resultado de Processo Seletivo Especial para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas
Início do conteúdo da página

UFPA divulga resultado de Processo Seletivo Especial para imigrantes, refugiados, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas

  • Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 16h24

pse migre

Está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) a relação de candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo Especial 2020-6 (PSE-Migre), que ofertou vagas para imigrantes, refugiados(as), asilados(as), apátridas e vítimas de tráfico de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, 24 candidatos(as) foram classificados(as). Para acessar a lista completa, clique aqui.

Os(As) candidatos(as) aprovados(as) são oriundos(as) de diversas nacionalidades, dentre as quais, Venezuela, Gana, Haiti, República Democrática do Congo, Benin e Costa do Marfim. Sete classificados(as) são indígenas venezuelanos(as), da etnia Warao, que residem em um abrigo em Belém.

Este ano, foi o primeiro edital do PSE-Migre ofertado pela UFPA, para o qual o Ceps registrou 155 inscritos(as) para concorrer a 104 vagas em 52 cursos de graduação sediados nos mais diversos campi da Universidade para ingresso no ano letivo 2021. Puderam se inscrever estrangeiros(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham cursado o ensino médio no Brasil e que se encontrem no país em condição de refugiados(as) de seu país de origem, ou com visto humanitário, ou ainda imigrantes, asilados(as), apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Sobre o processo - O PSE-Migre é uma iniciativa da Reitoria da UFPA, em ação conjunta com a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS) e com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). O edital reafirma a posição de liderança da UFPA na implementação de políticas afirmativas voltadas à inclusão, uma vez que é a primeira instituição a trabalhar, de forma ampla, a inclusão de apátridas e vítimas do tráfico de pessoas em suas políticas.

Para a coordenadora da ADIS, professora Zélia Amador de Deus, este é um momento marcante para a UFPA. “A Universidade, ampliando seu processo de políticas de ações afirmativas, recebe agora os(as) classificados(as) no Processo Seletivo Especial para imigrantes, refugiados(as), apátridas e pessoas em situação de tráfico. Esta é nossa primeira seleção, na qual tivemos a procura apenas de refugiados(as) e imigrantes. A procura foi pequena, talvez por causa da pandemia. Porém, neste momento, é significativo que sete indígenas da etnia Warao, da Venezuela, na condição de refugiados(as), tenham sido aprovados(as). Grande felicidade! Muito gratificante! É a UFPA avançando em seu processo de inclusão social”.

Serviço

Resultado final do PSE 2020-6 (MIGRE) – Acesse aqui a relação de classificados.

 

Texto e arte: Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página