Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadoras da UFPA são eleitas para Academia Brasileira de Ciências

Pesquisadoras da UFPA são eleitas para Academia Brasileira de Ciências

• Publicado: Segunda, 28 de Dezembro de 2020, 13h00

Professoras ABC

As professoras da Universidade Federal do Pará Simone Patrícia Aranha da Paz (Instituto de Tecnologia – ITEC e Instituto de Geociências – IG) e Thaísa Sala Michelan (Instituto de Ciências Biológicas - ICB) foram eleitas como novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O resultado das eleições para membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados foi divulgado no último dia 3 de dezembro. As pesquisadoras tomam posse no dia 1º de janeiro de 2021.

A escolha das professoras se deve à produção científica realizada e à sua jornada acadêmica. A professora Simone Paz explica que a eleição para a ABC é um reconhecimento pelo trabalho árduo desenvolvido ao longo dos anos e também uma afirmação do potencial transformador da educação.

"Esta filiação não premia somente a cientista, no seu singular, mas todos os colegas cientistas paraenses e da UFPA. Tenho consciência da minha missão e responsabilidade para continuar transformando vidas por meio do ensino e da pesquisa científica", afirma a pesquisadora.

Thaisa MichelanPara a professora Thaísa Michelan, participar da ABC é uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento científico e educacional da Região Norte do Brasil. "Este grupo tem como objetivo promover a ciência brasileira e consequentemente ajudar na elaboração de política pública no país. Por isso é tão importante a Região Norte ter representação e fazer parte das discussões", explica.

Representatividade - Nestas eleições, o número de mulheres eleitas correspondeu a 46,7% entre os membros afiliados e 43% entre os membros titulares. A professora Thaísa Michelan espera que a sua posição conquistada possa inspirar jovens cientistas a entender que, com esforço e dedicação, podem alcançar qualquer coisa.

"Esta nomeação é por todas nós, mulheres que lutam, dia após dia, nos seus trabalhos para mostrar que são capazes e que, apesar das dificuldades que encontram diariamente ao longo de séculos, têm o mundo pela frente", afirma Thaísa.

Ciência na pandemia - No atual enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Ciência foi alvo de descrédito e de constantes críticas baseadas em fake news. Para Simone Paz, essa situação foi um oportunismo irresponsável de diversos agentes da sociedade.

SIMONE PATRÍCIA FOTO ALEXANDRE DE MORAES"A 'Ciência' foi usada de maneira maldosa e irresponsável por todos os lados do espectro político-ideológico, quando um lado queria atacar o lado oposto. São indiscutíveis a importância e a contribuição da Ciência para a evolução da humanidade", ressalta a pesquisadora.

Sobre a ABC - Desde 1916, a Academia Brasileira de Ciências é uma instituição nacional independente, não governamental e sem fins lucrativos que objetiva divulgar e fomentar a produção científica no Brasil. A entidade tem como missão apoiar o estudo de temas imprescindíveis para a sociedade e, assim, contribuir com o desenvolvimento científico do país.

A Academia possui atualmente mais de 900 membros e é uma das mais antigas e reconhecidas associações de cientistas do Brasil. As eleições anuais são fruto de um rigoroso processo de avaliação que visa identificar e estimular pesquisadores com grande potencial para a Ciência.

Texto: Matheus Luz - Jornal Beira do Rio / Ascom UFPA
Fotos; Alexandre de MOraes e Arquivo pessoal