Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA divulga Calendário Acadêmico para 2021

UFPA divulga Calendário Acadêmico para 2021

• Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h28

CAMPUS DEZ 2020 FOTO ALEXANDRE DE MORAES 35

Aprovado na última semana, dia 22 de dezembro de 2020, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Calendário Acadêmico da Instituição para 2021 aponta 270 (duzentos e setenta) dias letivos, divididos em 3 (três) períodos letivos de 90 (noventa) dias cada um (PL1, PL2 e PL3), para realização das atividades de cursos extensivos e intensivos, em todos os campi, institutos e núcleos da Universidade.

O início das atividades acadêmicas do primeiro período de 2021 (PL1) acontecerá no dia 1º de março de 2021 e segue até o dia 17 de junho de 2021. O 2º período letivo (PL2) iniciará no dia 24 de junho de 2021 e vai se estender até o dia 7 de outubro de 2021. O 3º e último período letivo (PL3) terá início no dia 14 de outubro de 2021, encerrando no dia 8 de fevereiro de 2022.

A depender das condições de saúde pública vivenciadas em cada período letivo de 2021, as atividades acadêmicas poderão ocorrer de modo remoto, híbrido ou presencial, observando as recomendações de biossegurança previstas em cada condição (“bandeira”) de evolução da pandemia. Os parâmetros e as orientações sobre o assunto estão definidos em resolução aprovada pelo Conselho Superior de Administração no dia 21 de dezembro de 2020 (leia aqui).

Os três períodos letivos previstos serão destinados à oferta de componentes curriculares de cursos extensivos e/ou intensivos, a depender do planejamento de cada unidade/subunidade acadêmica, com base no que foi executado durante o período letivo emergencial. Assim, é possível que as unidades/subunidades ofertem blocos de componentes curriculares de períodos distintos, em função de diferentes resultados obtidos durante o Ensino Remoto Emergencial.

A resolução que institui o Calendário de 2021 mantém a garantia de opção por parte do discente de aguardar a oferta plenamente presencial, sem prejuízo para a contagem de seu tempo de conclusão do curso. Apenas quando as condições sanitárias permitirem, segundo avaliação permanente pelo Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus, atividades práticas e de campo poderão ser realizadas.

Acesse o Calendário Acadêmico da UFPA 2021 aqui.

Texto: Jessica Souza – Ascom/UFPA
Foto: Alexandre de Moraes