Página inicial > Ultimas Notícias > Prointer divulga novas oportunidades para programas internacionais

Prointer divulga novas oportunidades para programas internacionais

• Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 17h54

portal ufpa internacional

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), tem realizado diversas parcerias para beneficiar a comunidade acadêmica com mais oportunidades internacionais. Dentre as oportunidades disponíveis hoje estão um programa que visa a cooperação e difusão do ensino de espanhol e da cultura da Espanha, e o programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI), que busca explorar como a tecnologia, a economia e a educação estão interconectadas nos Estados Unidos.

Para a Pró-Reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora Marília Ferreira, as oportunidades que essas parcerias internacionais proporcionam são importantes para agregar conhecimento e aprimorar a experiência dos participantes tanto na vida acadêmica, quanto profissional.

"A internacionalização e o contato do acadêmico com um modelo de ensino e atuação diferentes daquele ao que o estudante está habituado promovem a troca de conhecimentos e o agrupamento de novos valores e competências ao futuro profissional. Este também, ao realizar a mobilidade, leva consigo a experiência adquirida em sua instituição de ensino”, afirmou.

Oportunidade nos EUA - A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil estão com inscrições abertas, até o dia 8 de Janeiro de 2021, para o programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI). Cinco universitários brasileiros serão selecionados para representar o Brasil no programa SUSI, que acontecerá nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário On-line. Todas as ações serão realizadas em inglês.

O programa pretende provocar discussões de questões globais no contexto do futuro do mercado de trabalho ao examinar tendências educacionais, sociais e econômicas. Além disso, o programa vai promover encontros entre líderes dos setores de educação e indústria, associações comerciais e outros. Está prevista, ainda, uma excursão a uma região dos Estados Unidos para complementar as discussões acadêmicas e permitir um entendimento mais profundo da educação profissional.

Devido à pandemia, o programa pode ser executado como um programa de intercâmbio presencial ou de maneira 100% virtual com todas as atividades especificamente desenhadas para interações síncrona e assíncrona, de acordo com a capacidade e recursos tecnológicos da instituição organizadora e dos participantes selecionados. O Departamento de Educação e Cultura determinará o formato a ser seguido na primavera de 2021, de acordo com a situação sanitária e de restrições de viagem relacionadas à pandemia no momento.

Cultura hispânica - Por meio do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), a Prointer/UFPA também realiza uma parceria com o Instituto Cervantes de Brasília, principal instituição responsável pela difusão do ensino de espanhol e da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo. A parceria prevê ações e atividades que buscam promover a troca de conhecimentos entre instituições internacionais para aprimorar os estudos na cultura hispânica.

Dentre os benefícios exclusivos estão: prova de nivelamento gratuita; carnê virtual de acesso a biblioteca gratuito; 25% de desconto em todos os cursos de Língua Espanhola (virtuais oferecidos pelo Instituto Cervantes de Brasília); 25% de desconto na realização do exame de proficiência em espanhol DELE (todas unidades do Instituto Cervantes no Brasil aplicarão esse desconto).

Para ter acesso aos benefícios, os interessados devem contactar a Prointer, a qualquer momento, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com mensagem intitulada INSTITUTO CERVANTES, indicando os seguintes itens: Nnome completo; categoria (estudante/técnico/docente); e matrícula, para solicitar a inclusão de seus dados na documentação referente aos benefícios.

Oportunidades Internacionais

Inscrições até 8 de janeiro pelo formulário