Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central oferta espaço com obras em Braille

Biblioteca Central oferta espaço com obras em Braille

• Publicado: Segunda, 04 de Janeiro de 2021, 18h43

09.07.2019 Espaço Braile Biblioteca Central Fotos Lucas Brito SITE

Hoje é considerado o Dia Mundial do Braille e você sabia que a Biblioteca Central da UFPA disponibiliza um espaço com diversas obras no sistema de leitura tátil? O acervo do Espaço Braille mantém 145 títulos, entre livros e periódicos escritos. O local fica nas dependências da Biblioteca Central, próximo à Sala da Amazônia, e é destinado aos estudantes que possuem alguma deficiência visual, como cegueira e baixa visão.

O Espaço Braille possui ainda computadores equipados com os Sistemas Dosvox, NVDA (leitores de tela) e SuperNova (software para ampliar até 64 vezes o conteúdo da tela), além de Impressora braille, lupas manuais e eletrônicas, entre outras ferramentas que promovem a acessibilidade aos usuários.

Para acessar o espaço, é necessário fazer cadastro, a fim de conhecimento das demandas, das necessidades e dos dados pessoais do estudante interessado. Atualmente, devido a pandemia, não é possível utilizar os computadores para pesquisa, mas os outros serviços estão funcionando mediante agendamento, de acordo com o horário de atendimento da BC, que é de segunda a sexta, de 9h às 12h.

Para solicitar os serviços do Espaço Braille, deve-se entrar em contato por meio das redes sociais da Biblioteca Central (Facebook ou Instagram) ou pelo telefone 3201-7352. Mais informações no site da BC.

Dia Mundial do Braille - A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância desse sistema, como meio de comunicação e informação, para a inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual.

O dia 4 de janeiro foi o escolhido para a data devido marcar o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito