Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário do Marajó - Breves empossa dirigentes
Início do conteúdo da página

Campus Universitário do Marajó - Breves empossa dirigentes

  • Publicado: Terça, 05 de Janeiro de 2021, 20h05

Captura de Tela 2021 01 05 as 19.35.01

O Campus Universitário do Marajó - Breves da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou novo período de gestão nesta terça-feira, 5 de janeiro, com a posse do professor Ronaldo de Oliveira Rodrigues, reconduzido ao cargo de coordenador do Campus, e do professor Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho, novo vice-coordenador. A sessão de posse ocorreu de maneira on-line e foi transmitida ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube. Além dos dirigentes empossados, a cerimônia contou com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e do vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva.

O reitor Emmanuel Tourinho iniciou a cerimônia assinando os termos de posse dos dirigentes. Em seguida, foram iniciados os discursos. O primeiro a se pronunciar foi o novo vice-coordenador do Campus, Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho, que agradeceu a confiança em ser convidado a fazer parte da gestão e à comunidade universitária que o elegeu juntamente com o professor Ronaldo Rodrigues. O professor relembrou sua trajetória e o desejo que sempre nutriu de pertencer ao corpo docente da Universidade Federal do Pará, e disse que, agora, também como gestor, poderá fazer muito mais pela instituição. Recordou ainda que o Campus Universitário do Marajó - Breves, hoje, só é uma realidade em razão do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Governo Federal em 2007, mas que muito ainda precisa ser feito para o avanço da Universidade no interior do estado. “Por isso, aceito o desafio e pretendo contribuir para o crescimento do Campus e da Universidade na região, garantindo que farei meu melhor”, declarou.

Captura de Tela 2021 01 05 as 19.47.44O coordenador reconduzido também agradeceu à comunidade, ao ex-vice-coordenador, professor Esequiel Gomes da Silva, bem como à Administração Superior, que foram fundamentais para a realização de muitos feitos no primeiro quadriênio em que esteve à frente do Campus. Para citar alguns desses feitos, o professor Ronaldo mencionou o avanço no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), que tornou realidade a oferta de turmas flexibilizadas, a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e uma turma de mestrado em andamento; a promoção de eventos acadêmicos; a ampliação do acesso à internet no Campus; a conclusão de obras, como a reforma de prédios administrativos e acadêmicos, além da construção do muro do Campus e da Casa do Estudante; a realização de ações educativas; a concessão do título de doutor honoris causa ao bispo emérito da prelazia do Marajó Dom Luiz Azcona; dentre diversas outras iniciativas de valorização da cultura local.

“São todas conquistas importantes que ficarão para a história do Campus e para o usufruto das próximas gerações. Com isso, guardamos a certeza de que o nosso Campus já deu certo e continuará dando certo. Estamos disponíveis para lutar e abraçar a causa”. O professor Ronaldo disse ainda que, por ser da região, entende bem as características e necessidades do Marajó e garante que, em sua nova gestão, continuará empenhado em manter a UFPA atenta a três questões essenciais: a expansão do Campus; o avanço no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão; e a redução das desigualdades.

“Temos consciência de que a UFPA, no Marajó, é propulsora e difusora da tolerância e da pluralidade de conhecimentos que reverberam na área social”, disse. O coordenador destacou o fato de que Breves e outras cidades marajoaras são detentoras de baixíssimos índices de desenvolvimento humano, sendo que o Campus da UFPA em Breves atende também as cidades de Melgaço, Curralinho e Bagre. Assim, são cerca de 350 mil habitantes do Marajó que direta e indiretamente precisam da instituição. “É fundamental que estejamos empenhados em construir diariamente a história da Universidade em uma região tão desprivilegiada de políticas públicas. Isso triplica nossas responsabilidades. Vamos trabalhar juntos para superar as adversidades e buscar de maneira efetiva o melhor desenvolvimento da região”, afirmou Ronaldo.

Reconhecimento - O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva deu continuidade aos pronunciamentos reconhecendo a importância e o papel estratégico desempenhado pelos campi da UFPA em todo o estado. “Me orgulha o relato do professor Ronaldo e a demonstração dos avanços alcançados nessas regiões. O Campus da UFPA localizado em Breves tem grande alcance regional e estamos comprometidos com o esforço para alcançar a maior parte das cidades marajoaras, mesmo diante de tantas dificuldades e limitações”. Atualmente, as ações da UFPA no Marajó dividem-se entre o “Marajó das Águas”, representando pelo Campus de Soure e o “Marajó da Floresta”, representado pelo Campus de Breves. “Vamos lutar juntos em defesa do Pará, da Amazônia e do Brasil”, garantiu o vice-reitor.

Captura de Tela 2021 01 05 as 19.49.51O reitor Emmanuel Tourinho declarou que, com a sessão de posse, o Campus inicia uma nova etapa, que renova o compromisso da gestão com as transformações sociais na região amazônica. “A capacidade de superação estará presente em nosso trabalho pelo fortalecimento e expansão do Campus de Breves. Podem contar com a nossa parceria para os novos projetos”, afirmou. Tourinho ressaltou que a presença da Universidade Pública na Amazônia representa o mais importante esforço voltado à mudança na condição de vida das populações mais vulneráveis. “Somos promotores de cidadania e impactamos diretamente todos os setores da sociedade”.

Histórico – A Universidade Federal do Pará instalou-se no município de Breves na década de 1990, inicialmente como um núcleo associado ao Campus Universitário de Soure, oferecendo os cursos de Licenciatura e Bacharelado em História, em regime intervalar. As turmas regulares iniciaram em 1993, com os cursos de Matemática e Geografia. Em 2006, com o Reuni, o Núcleo de Breves passou a ter o status de campus denominando-se Campus Universitário do Marajó - Breves. Atualmente, a unidade oferece quatro cursos de Licenciatura – Pedagogia, Letras, Ciências Naturais e Matemática – e um de Bacharelado – em Serviço Social, possuindo mais de 40 professores no quadro efetivo e cerca de 20 técnicos-administrativos.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Imagem: Transmissão ao vivo pelo YouTube

registrado em:
Fim do conteúdo da página