Página inicial > Ultimas Notícias > Novos dirigentes são empossados na Escola de Teatro e Dança da UFPA

Novos dirigentes são empossados na Escola de Teatro e Dança da UFPA

• Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 15h00

posse etdufpa

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) empossou novos dirigentes nesta sexta-feira, 8 de janeiro, em cerimônia virtual. A nova direção da Escola é composta pela professora Iara Regina da Silva, como diretora, e a professora Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida, como vice-diretora. O professor João Carlos Cunha Dergan assumiu a coordenação-geral dos Cursos Técnicos da ETDUFPA. A sessão foi transmitida ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.

Os cargos foram transferidos pelos professores Jaime Augusto Duarte Amaral, ex-diretor da ETDUFPA, e João Carlos Cunha Dergan, que atuou até então como vice-diretor e, agora, substitui a professora Eleanora Ferreira Leal, na coordenação-geral dos Cursos Técnicos. Os antigos dirigentes agradeceram o apoio que tiveram na gestão de quatro anos e a confiança da comunidade universitária.

A professora Eleanora Leal disse que foram anos de muito aprendizado na gestão de educação em arte e que se trata de um trabalho que não se faz sozinho, mas com a colaboração de todos. O professor Jaime Amaral, que atuou na direção da ETDUFPA, lembrou que nos quatro anos como dirigente vivenciou momentos intensos, tendo a Escola como um espaço transformador e de enriquecimento. João Dergan também agradeceu pela gestão e desejou boas energias para o desafio que agora se inicia.

As novas gestoras também manifestaram-se agradecendo a oportunidade e a confiança da comunidade universitária, comprometendo-se também com uma gestão participativa. Para a professora Ivone Almeida, a gestão é um constante exercício no trato com o outro e na busca do melhor para todos. “A gestão deve ser compartilhada e vivenciada de forma coletiva. Com essa ideia, assumo a vice-direção, esperando estar sempre à altura desse coletivo, com força, garra e compromisso ético”.

A professora Iara Regina Souza, que assume a direção da ETDUFPA, destacou que, mesmo em afastamento social, a ETDUFPA se manteve unida e, que, por isso, seus planos são enfrentar em conjunto todas as dificuldades que atravessarem o futuro da unidade. “É preciso clamar, andar junto e é preciso cuidar um do outro para conseguir avançar nesse bem maior, que é ser artista nesta terra com a responsabilidade de formar pessoas nas artes cênicas”.

A diretora do Instituo de Ciências da Arte (ICA/UFPA), professora Adriana Azulay, também deixou uma palavra de gratidão aos professores que passaram na gestão da Escola e aos que agora assumem os novos compromissos, bem como ressaltou o apoio da reitoria nas necessidades da unidade.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho reafirmou a importância das artes para uma educação superior de qualidade e da ETDUFPA para a UFPA: “A arte e a cultura são essenciais para uma visão de mundo mais abrangente, com respeito à diversidade e à pluralidade de ideias. Na UFPA, a ETDUFPA contribui para promover essa formação, contando com pessoas muito talentosas, que merecem o reconhecimento de toda a comunidade. Esperamos avançar sempre nas oportunidades ofertadas de formação em Artes na UFPA e contamos com os membros da ETDUFPA para desenvolver projetos inovadores, que possam expandir o impacto da UFPA junto à população”.

Também participaram da cerimônia virtual os coordenadores de cada Curso Técnico da ETDUFPA: a professora Rosana Lobo Rosário (Dança Clássica), professora Gabrielly Albuquerque Pereira Santa Brígida (Intérprete Criador), professor Jorge Luís Torres de Azevedo (Cenografia), professor Francisco Edilberto Barbosa Moreira (Figurino Cênico), professora Adriana Maria Cruz dos Santos (Produção Cênica); professor Paulo de Tarso Nunes dos Santos Junior (Teatro), além da professora Andrea Bentes Flores, coordenadora da especialização técnica de nível médio em Dramaturgia; do professor Tarik Coelho Alves, diretor do Teatro Universitário Cláudio Barradas; e do professor Alberto Cunha e Silva Neto, que assumirá a coordenação do curso de Licenciatura em Teatro a partir do dia 10 de janeiro, no lugar da professora Ivone Almeida.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Iagem: reprodução da transmissão