Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de Pós-Graduação da UFPA seguem com inscrições abertas para turmas de mestrado e doutorado
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação da UFPA seguem com inscrições abertas para turmas de mestrado e doutorado

  • Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 16h00

portal ufpa pós graduação

A Universidade Federal do Pará, por meio de diversos Programas de Pós-Graduação, está com inscrições abertas para mais de 800 vagas, sendo 697 vagas para mestrado, 125 vagas para doutorado, e 40 vagas para especialização. As vagas englobam cursos nas áreas de Ciências Exatas, Humanas, Biológicas, Sociais, da Saúde e Meio Ambiente. Mais informações sobre as seleções abertas e os formulários de inscrição podem ser consultadas nos editais disponíveis aqui.

As 40 (quarenta) vagas de especialização são para o curso de Tecnologias Aplicadas à Regularização Fundiária e Prevenção de Conflitos Socioambientais, ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), junto à Comissão de Regularização Fundiária (CRF-UFPA). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, pelo SIGAA. Os interessados podem conferir o edital para saber mais informações a respeito da seleção.

Vagas em Mestrado - Boa parte das vagas de mestrado são ofertadas pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), o qual oferta 200 (duzentas) vagas de mestrado por meio do seu Programa de Pós-Graduação (PPGTPC). As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro e podem ser feitas aqui. Já o Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas (PPGAC) oferta 150 (cento e cinquenta) vagas, com processo seletivo aberto até o dia 1º de fevereiro. Para saber mais detalhes desta seleção, confira o edital e o Manual do Candidato.

As demais vagas de mestrado são disponibilizadas pelos seguintes Programas de Pós-Graduação: Filosofia (PPGFIL), com 25 (vinte e cinco) vagas e inscrições até o dia 15 de janeiro;  Matemática e Estatística (PPGME), com 23 (vinte e três) vagas e inscrições até o dia 20 de janeiro; Odontologia (PPGO), com 15 (quinze) vagas e inscrições até o dia 21 de janeiro;  Engenharia Elétrica (PPGEE), com 39 (trinta e nove) vagas e inscrições até o dia 23 de janeiro; e Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), com 24 (vinte e quatro) vagas e inscrições até o dia 28 de janeiro.

Já no mês de fevereiro, serão encerradas as inscrições para as turmas de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ciências Matemáticas (PPGECM), que oferta 20 (vinte) vagas, com inscrições até 26 de fevereiro; em Oceanografia (PPGOC), com 14 (quatorze) vagas e inscrições até o dia 21 de fevereiro; e em Farmacologia e Bioquímica (PPGFB), com 17 (dezessete) vagas e inscrições até o dia 22 de fevereiro.

Vale destacar, ainda, que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH/UFPA) segue com a oferta de vagas exclusivamente para indígenas e quilombolas. As inscrições para essas vagas vão até o dia 31 de janeiro e devem seguir o disposto no Edital Suplementar.

Vagas de doutorado - Entre as seleções abertas para doutorado, estão as do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), com 12 (doze) vagas e inscrições até o dia 22 de janeiro; em Matemática e Estatística (PPGME), com 11 (onze) vagas e inscrições até 19 de fevereiro; em Engenharia Elétrica (PPGEE), com 23 (vinte e três) vagas e inscrições até 23 de janeiro; em Farmacologia e Bioquímica (PPGFB), com 18 (dezoito) vagas e inscrições até 15 de fevereiro; em Odontologia (PPGO), com 11 (onze) vagas e inscrições até o dia 21 de janeiro; em Educação e Ciências Matemáticas (PPGECM), com 26 (vinte e seis) vagas e inscrições até o dia 26 de fevereiro; em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), com 18 (dezoito) vagas e inscrições até o dia 31 de janeiro; entre outros processos seletivos disponíveis atualmente.

Ofertas Multicampi - Também existem ofertas de vagas de mestrado em diversos campi da UFPA no interior do estado, como as dos Programas de Pós-Graduação do Campus Castanhal de Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM), com 13 (treze) vagas e inscrições até o dia 22 de janeiro, Reprodução Animal na Amazônia (PPGRA), com 13 (treze) vagas e inscrições até o dia 21 de janeiro; dos Programas de Pós-Graduação do Campus Tucuruí de Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA), com 16 (dezesseis) vagas e inscrições até o dia 25 de janeiro e Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (PPGIDE), com 19 (dezenove) vagas e inscrições até o dia 22 de janeiro; e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, do Campus Cametá (PPGEDUC), com 37 (trinta e sete) vagas e inscrições até o dia 26 de fevereiro. 

Para doutorado, são ofertadas 6 (seis) vagas disponíveis no Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia (PPGRA), do Campus Castanhal, com inscrições que vão até o dia 21 de janeiro.

Para acessar os editais de cada um dos Programas de Pós-Graduação citados nesta matéria e obter informações mais detalhadas sobre as respectivas seleções, basta acessar as listas de processos seletivos stricto sensu e lato sensu disponibilizados no SIGAA UFPA.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt Ascom

registrado em:
Fim do conteúdo da página