Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA adquire equipamento de alto desempenho para uso em diferentes áreas de conhecimento

• Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 13h00

Apolo 4 Lucas Brito

A Universidade Federal do Pará (UFPA) adquiriu um supercomputador capaz de proporcionar um grande avanço no conhecimento científico e tecnológico no Pará. Denominado 'Apolo 2000', o equipamento permite um processamento de alto desempenho para diferentes áreas de conhecimento e com aplicações práticas. Futuramente, a máquina será instalada no Centro de Computação de Alto Desempenho (CCAD) da UFPA que está em construção.

O processamento da informação de forma rápida e eficiente é hoje peça fundamental para a aceleração de pesquisas. A estrutura que foi definida para o Cluster Apolo 2000 é da empresa Hewlett Packard Entreprise (HPE), e oferecerá recursos de hardware e software para atender às necessidades multidisciplinares dos pesquisadores da comunidade acadêmica.

"Esse supercomputador fortalecerá as pesquisas que demandam computação de alto desempenho e permitirá acelerar os experimentos computacionais. A expectativa é que isso se converta em pesquisas ainda mais sofisticadas, de alta qualidade e de prestígio frente ao cenário seleto de computação intensiva, tanto a nível nacional como internacional. Esperamos que haja um aumento no número de pesquisadores que trabalharão com computação de alto desempenho, nos dando a oportunidade de utilizar ferramentas para computação intensiva e realizar pesquisas que antes eram inviáveis devido à falta de um equipamento como o Apolo 2000", afirma o professor Josivaldo Araújo, coordenador do Comitê Gestor do Centro de Computação de Alto Desempenho.

A máquina foi financiada com recursos do do Fundo Setorial de Infra-Estrutura de 2012 (CT-INFRA 2012) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por iniciativa de um projeto submetido por pesquisadores dos Institutos de Tecnologia (ITEC), de Geociências (IG), de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e de Ciências Biológicas (ICB), com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de mais pesquisas de ponta na Universidade. O uso da máquina permite um processamento de alto desempenho para diferentes áreas de conhecimento, com aplicações práticas que incluem a montagem de genomas, desenho de novos fármacos, aplicações de Inteligência Artificial, Segurança Cibernética, Mudanças Climáticas, Nanomateriais, dentre outras.

Apolo 2000 - O supercomputador é composto de 31 nós computacionais (cada nó com 2 processadores Intel Xeon 6132 14-cores), 868 cores, 3.392 GB de memória, 156 TB de armazenamento e 1 GPU NVIDIA (Tesla V100 com 512 GB de memória), tendo capacidade de aproximadamente 8,0 TFlops com 90% de sua eficiência.

Como o espaço onde ficará o Apolo 2000 ainda está em construção, uma parceria foi firmada com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), para que a máquina fique temporariamente em suas instalações. Isso irá possibilitar que o equipamento entre em funcionamento, antes mesmo de estar no novo espaço. Atualmente, o supercomputador está sendo configurado para que, em seguida, inicie a fase de testes e, em breve, seja disponibilizado para a comunidade acadêmica da UFPA.

"O desafio agora será ampliar os serviços para a comunidade da UFPA e parcerias. Para isso, será fundamental que o Comitê Gestor, com o apoio da Administração Superior, ofereça treinamento e suporte para amplo uso do Cluster. Esses treinamentos terão como objetivo apresentar conceitos, ferramentas, linguagens e técnicas de programação paralela para que os usuários passem a utilizar os recursos computacionais do CCAD de uma forma mais eficiente e, consequentemente, obter menor tempo de execução nas suas aplicações", explica o professor Josivaldo Araújo.

O Centro de Computação de Alto Desempenho será instalado em um espaço que está sendo construído no Campus do Guamá, ao lado do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT/Guamá). A previsão é que o prédio, com a energização adequada, esteja disponível até o final de 2021.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Lucas Brito