Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central promove campanha de incentivo à doação de sangue
Início do conteúdo da página

Biblioteca Central promove campanha de incentivo à doação de sangue

  • Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 17h09

Arte Doação de Sangue

Para incentivar o aumento do estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a Biblioteca Central (BC) da UFPA tem realizado, há alguns anos, a campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”. A campanha é uma ação solidária que busca incentivar a doação de sangue por parte dos usuários da BC, que ao doarem terão sua situação de suspensão normalizada.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar um comprovante de doação de sangue dos últimos 2 meses. Quem ainda não doou sangue pode ir ao Hemopa e se identificar com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha. A ideia central da campanha é que os usuários possam se conscientizar e se tornar doadores de sangue assíduos.

Mas afinal, por que doar sangue? - Os motivos para a doação de sangue são infindáveis, o primeiro deles é que o sangue é insubstituível e não pode ser produzido artificialmente, ou seja, o ser humano é a única fonte de sangue para uma transfusão no salvamento de outras vidas. Além disso, existem três dimensões para a doação de sangue: subjetiva, humanística e social. A primeira corresponde ao desprendimento humano de querer fazer o bem. Já a humanística está relacionada com o ato de salvar vidas, demonstrando solidariedade entre os seres humanos; enquanto a dimensão social representa a conscientização de que doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, e sim de responsabilidade social.

Como doar – Existem critérios básicos para que seja realizada a doação de sangue de forma que a transfusão possa ocorrer com sucesso. Primeiramente, o doador deve estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos. A pessoa também precisa ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentada antes da doação. Para completar, é necessário apresentar um documento de idenficação oficial e, no caso de menores, estar acompanhado pelo responsável legal.

De acordo com o site do Hemopa, a quantidade de sangue doada é aproximadamente 450 ml, que corresponde, no corpo do indivíduo, cerca de 8% do seu peso. A parte líquida é reposta pelo organismo em 24h, e o ferro é reposto pela alimentação em até 2 meses para homens e 3 meses para mulheres, por causa do período menstrual.  Em um intervalo de 12 meses, os homens podem realizar até 4 doações; e as mulheres, até 3 doações. Para mais informações, acesse aqui.

Serviço:

Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”

Endereço do Hemopa: Tv. Padre Eutíquio, 2109 - Batista Campos, Belém - PA, 66033-000
Horário de Funcionamento: 7h30 às 18h (segunda a sexta)  e das 7h30 às 17h (sábados)
Código da Campanha no Hemopa: 263

Texto e foto: Divulgação Biblioteca Central

registrado em:
Fim do conteúdo da página