Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto RodaVida recebe alunos do Campus Abaetetuba e do ICSA para as primeiras rodas de conversa de 2021

• Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 16h21

RodaVida

Diante do cenário de pandemia que perdura por vários meses e que afetou diretamente a vida acadêmica dos estudantes da Universidade Federal do Pará, o Projeto RodaVida tem promovido uma série de rodas de conversa com discentes da UFPA. O objetivo da ação é proporcionar um espaço de diálogo para que os estudantes possam se sentir acolhidos. As próximas rodas de conversas serão voltadas aos estudantes do Campus Abaetetuba e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no dia 21 de janeiro, às 17h30.

O RodaVida surgiu a partir de uma demanda, identificada pela Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), de um alto índice de adoecimento na comunidade estudantil, com muitos casos deflagrados pelas vivências acadêmicas, como as relações com os colegas e professores, hábitos de estudo, sobrecarga, insatisfação com o curso, entre outros. Dificuldades essas que podem ter sido ainda mais potencializadas pelo atual cenário de pandemia que também afetou a vida acadêmica.

“Agora, tornou-se ainda mais importante fazer essas rodas de conversa, pois o isolamento social é um novo fator de adoecimento e o Ensino Remoto é desafiador para docentes e discentes. Deste modo, é fundamental ter um espaço para discutir essas experiências”, explica a professora Aline Beckmann, coordenadora do Projeto RodaVida.

As rodas de conversa ocorrem virtualmente, pela plataforma Google Meet, com limite de 20 participantes por vez, a fim de favorecer uma melhor experiência para todos. No dia do encontro é enviado o link de acesso para o e-mail do estudante inscrito.

RodaVida - O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) e tem o objetivo de oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.

Você sabe que o RodaVida, juntamente com a Saest, produziu uma cartilha abordando pontos importantes para a saúde mental dos estudantes? Confere aqui.

Roda de Conversa do Projeto RodaVida para estudantes do Campus Abaetetuba

Data: 21 de janeiro de 2021.

Local: plataforma Google Meet

Inscrições: via formulário on-line do Campus Abaetetuba e do ICSA.

Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do RodaVida.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA