Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna da Escola de Aplicação da UFPA recebe Menção Honrosa no Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da SBPC
Início do conteúdo da página

Aluna da Escola de Aplicação da UFPA recebe Menção Honrosa no Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da SBPC

  • Publicado: Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 17h12

carol1

A estudante do Ensino Médio Ana Carolina Lucena, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), recebeu Menção Honrosa na categoria “Meninas na Ciência” na segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O trabalho intitulado “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia (Belém, Pará, c.1800-1850)” foi orientado pelo professor Daniel Barroso, docente de História da EAUFPA.

O prêmio é um incentivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a estudantes do nível médio que busquem participar de projetos de iniciação científica. Foram recebidas indicações de 286 candidatas, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do País. Uma comissão julgadora escolheu duas vencedoras, uma do Ensino Médio e uma da Graduação. Também foram concedidas 4 menções honrosas. A cerimônia virtual de entrega do prêmio será no dia 11 de fevereiro, “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

Para Ana Carolina, o resultado é importante como ponto de partida para a sua vida científica. “Quando se nasce preta e pobre, a sociedade tenta nos convencer que a vida científica não faz parte de nossa realidade. Hoje, as nossas vozes ecoam cada vez mais alto e estamos alcançando espaços que, por muito tempo, não se aceitava que ocupássemos. Tive a oportunidade de iniciar pesquisas científicas bem cedo, ainda no Ensino Médio, e saber que o meu primeiro trabalho científico recebeu tamanho reconhecimento me dá fôlego para continuar na minha caminhada acadêmica”, afirmou.

carol2“A indicação ao prêmio pela UFPA já me deixou feliz e realizada, pelo significado que teve para mim e a minha vida acadêmica, que está se iniciando. Ao receber a menção honrosa, não caibo em mim de tanta alegria. Espero que ajude a incentivar outras meninas pretas a ingressarem no mundo acadêmico e da pesquisa científica, afinal eu não luto apenas por mim. Sempre será pelas que vieram antes de mim, pelas que dividem as lutas comigo e pelas que ainda virão”, avaliou.

O plano de pesquisa desenvolvido por Ana Carolina teve como objetivo analisar aspectos das relações familiares e da escravidão na Belém oitocentista, por meio de testamentos do século XIX. O trabalho foi orientado pelo professor Daniel Barroso com o apoio constante da professora Jane Beltrão, antropóloga e docente da UFPA que escreveu a carta de recomendação da estudante ao prêmio.

Reconhecimento - O professor Daniel Barroso declarou que a menção honrosa concedida à Ana Carolina, além de ser um reconhecimento por seus méritos como pesquisadora em formação, incentiva que mais alunos da Escola de Aplicação participem de projetos de pesquisa na UFPA como um todo. “Somos uma Escola que valoriza a formação crítica, cidadã, artístico-cultural e científico-tecnológica dos nossos alunos, vinculada a uma universidade que, cada vez mais, vislumbra no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico um dos seus vetores essenciais para o desenvolvimento social da região”.

Ele destacou ainda que a experiência permitirá à aluna que ingresse na graduação já com conhecimento de método, de historiografia e prática de pesquisa em Humanidades, fatores que contribuem para uma formação acadêmica sólida e profícua.

Opinião compartilhada pela professora Jane Beltrão, que define o prêmio como um incentivo fantástico: “especialmente, porque se refere ao desenvolvimento de uma formação que reúne conhecimento aprofundado e espírito crítico, imprescindível aos/às cidadãos/ãs no mundo de hoje. Mundo que exige capacidade de análise e cidadania revestida de humanidade para indicar os bons caminhos da democracia. Estudar História e compreender o passado é necessário para agir e se fazer ouvir”.

sbpcPara a antropóloga, Ana Carolina procurou, junto com seu orientador, compreender o que massacra, ainda hoje, pessoas que possuem condições sociais semelhantes às suas. “Creio que nossa missão enquanto docentes/pesquisadores/as é compreender os racismos que atravessam as nossas vidas e tentar esclarecer e conquistar os/as demais para criar uma sociedade justa e plural. Que muitas Ana Carolina despontem em nossos caminhos. Fico feliz com a vitória dos que lutam e são exemplos de mérito. Agradeço a sensibilidade da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Iracilda Sampaio e ao reitor Emmanuel Zagury Tourinho por endossar o que vislumbramos, Daniel e eu, lá atrás. É um orgulho ser UFPA e ver nossa utopia contemplada”, declarou.

Outros trabalhos - O primeiro lugar do prêmio, em nível de Ensino Médio, foi concedido a Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), pela pesquisa que desenvolveu um plástico biodegradável a partir da casca do maracujá. Já no âmbito da Graduação, a escolhida foi Raquel Soares Bandeira, estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho sobre “Eficácia terapêutica de uma naftoquinoma contra a leishmaniose”.

Além de Ana Carolina Botelho Lucena, também recebeu menção honrosa pelo nível do Ensino Médio a estudante Nallanda Victoria dos Santos Martins, do Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, Umbaúba (SE), pelo trabalho sobre “Casa de farinha: da mandioca ao bioplástico”. Em Graduação, as menções honrosas vão para Julia Bondar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo trabalho sobre depressão em adolescentes, e Nayara Stefanie Mandarino Silva, graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE), pelo trabalho sobre “Marquês de Pombal e a Instrução Pública”.

unnamed

Do total de inscritas no prêmio, 90 são do Ensino Médio e 195 de Graduação. As candidatas desenvolveram trabalhos científicos nas áreas de Ciências Agrárias (17), Biológicas (27), da Saúde (80), Ciências Exatas e da Terra (81), Humanidades (23), Ciências Sociais e Aplicadas (20), Engenharias (28) e Linguística, Letras e Artes (10).

Homenagem às cientistas brasileiras - Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori (foto).

Texto: Jéssica Souza e Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da SBPC.
Fotos: Arquivo pessoal e reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página