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Proeg disponibiliza e-books com experiências do Programa Residência Pedagógica

  • Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 15h31

EBook

Com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso, o Programa de Residência Pedagógica, uma das ações da Capes que integra a Política Nacional de Formação de Professores, está em atuação na UFPA desde 2018. Como forma de compartilhar os conhecimentos gerados a partir dessa experiência, foram organizados três livros em formato e-book, que estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). 

As produções textuais são de autoria de residentes (discentes da UFPA), preceptores (docentes da Educação Básica) e docentes orientadores (docentes da UFPA). O primeiro destes livros, Compêndio de resumos PRP-UFPA, conta com a reunião de resumos de trabalhos. O segundo é intitulado Investigações e reflexões teóricas, em que são apresentadas discussões teóricas acerca do programa, e o terceiro livro, Experiências de ensino e formação, aborda questões mais práticas, voltadas para o ambiente de sala de aula das escolas que participaram do programa de Residência Pedagógica. 

A diretora de Ensino da Proeg, Lina Gláucia Dantas Elias, afirma que “os resultados obtidos na primeira versão do Residência Pedagógica na UFPA foram extremamente interessantes, provocativos e com desdobramentos para pesquisas e estudos”. Segundo ela, o Programa “é muito importante porque os discentes/residentes são envolvidos em ações pedagógicas articuladas e integradas no ambiente escolar (rede pública de ensino), promovendo vivências cotidianas das práticas educativas com acompanhamento sistemático dos docente/orientadores/UFPA e dos docentes/preceptores/Escola campo (rede pública de ensino)”.

O Programa de Residência Pedagógica da UFPA (PRP/CAPES/UFPA) teve sua primeira versão desenvolvida de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, com o objetivo de contribuir na formação docente dos(as) alunos/as dos cursos de licenciatura da Instituição, além de fortalecer o vínculo entre a escola básica e a Universidade, com ações e estratégias que envolveram docentes e discentes dos cursos de graduação e das escolas de Educação Básica das redes públicas estadual e municipais. 

“As ações e estratégias desenvolvidas nas escolas de educação básica, como parte do desenvolvimento do PRP/CAPES/UFPA, causaram grande impacto não somente nas escolas básicas, mas também no âmbito universitário, visto que essa vivência prática, representada por dezoito meses de imersão nas escolas de educação básica, contribuiu para a revisão de práticas docentes, projetos pedagógicos e para as pesquisas no campo educacional”, continua a diretora. 

Quem tiver interesse pode acessar os e-books para leitura na página da Pró-Reitoria de ensino de Graduação. A finalidade também é inspirar outros profissionais que possam se beneficiar dos trabalhos desenvolvidos no Projeto.

E-books:

Compêndio de Resumos PRP
PRP na UFPA: Investigações e Reflexões Teóricas
PRP na UFPA: Experiências de Ensino e Formação

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Google

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