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Arte e Cultura são destaques nas ações das Instituições Federais de Ensino Superior

  • Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 17h32

Foto UFPA Orquestra Sinfonica Altino Pimenta da Escola de Musica da UFPA Foto Ascom UFPA Alexandre Moraes

No final de 2020, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou um vídeo de balanço das atividades e dos espaços de incentivo à Arte e à Cultura gerenciados pelas Universidades e pelos Institutos Federais. Na UFPA, mesmo em meio ao cenário de pandemia, a produção, o incentivo e o desenvolvimento cultural continuaram ocorrendo. Ainda que alguns tenham tido que reinventar a forma de produzir em 2020, ações como os prêmios de Arte e Cultura, o Auto do Círio, o Enarte e outros eventos já conhecidos e reconhecidos continuaram apresentando as produções culturais da UFPA.

Hoje, em termos de ações nas áreas de Arte e Cultura, a UFPA conta com 129 Projetos de Extensão vigentes e apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), além de espaços de promoção e produção culturais, como o Prédio dos Mercedários, no Centro Histórico de Belém, que abriga os cursos de graduação e de pós-graduação em Conservação e Restauro; a Editora da UFPA (ed.ufpa); a Livraria da UFPA; o Centro de Memória da Amazônia (CMA); as Escolas de Teatro e Dança (ETDUFPA) e de Música (EMUFPA); a Rádio Web UFPA; a Produtora audiovisual Academia Amazônia; o Teatro Universitário Cláudio Barradas; entre outros espaços que estão em construção, como o Cinema da UFPA e a Galeria de Arte Universitária.

“É importante ressaltarmos o papel da Universidade como instituição cultural. Nesse sentido, estamos traduzindo isso em políticas culturais da UFPA em vários programas e projetos, com a preocupação de dialogar com o que já fizemos, com o presente que estamos vivendo e com o futuro. Estamos pensando no compromisso que temos com a cidadania, com os direitos culturais e com a academia, da formação dos alunos como protagonistas nessa dimensão cultural. É essencial que a maior universidade da Amazônia e uma das maiores do Brasil tenha tantas iniciativas para apoiar o desenvolvimento cultural”, explica o professor Miguel Santa Brígida, diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão (Dacel/Proex).

Além dos espaços, existem iniciativas que fomentam a participação de universitários e do público em geral em ações artísticas e culturais, como as orquestras, as bandas, os corais e os grupos musicais da Emufpa e o Coro Universitário da UFPA, os grupos de teatro e de dança da Etdufpa. Podemos citar como exemplos a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, a Banda Sinfônica da Escola de Música, o Grupo de Percussão da Emufpa, o Grupo de Teatro Universitário, o Corpo de Dança da Etdufpa, o Grupo Coreográfico da UFPA, entre muitos outros, que totalizam mais de 20 ações desse tipo dentro da Instituição.

“Incentivar a produção cultural e a realização de ações culturais permite que pessoas de diversos contextos sociais tenham acesso à cultura, compreendendo-a de forma macro em que engloba diversos segmentos da sociedade. Promover a produção cultural é essencial para uma formação humana integral, valorizando a diversidade e a pluralidade de ideias. Com as ações culturais, são estimuladas experiências sensíveis capazes de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e, assim, para uma formação cidadã”, afirmam o professor Jaime Amaral, então diretor da Etdufpa(2018 a 2020), e a pedagoga da Escola Glaise Rodrigues.

Foto Ballet ETDUFPA Alexandre Moraes 5

Desafios impostos pela pandemia - O ano que passou foi desafiador para todos, de um modo geral. No âmbito das Escolas de Música e de Teatro e Dança não foi diferente. O professor Carlos Pires, diretor da Emufpa, conta que a adesão às atividades remotas, após um longo período de suspensão de atividades, acabou apontando para outro problema: o acesso limitado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). 

“A prática musical exige certos níveis de interação que ainda não são possíveis a distância. Apesar da necessidade de interação para a prática musical, é amplamente conhecida a relação entre as práticas musicais contemporâneas e as TDICs, cujo uso poderia minimizar alguns dos impactos do afastamento, mas a realidade demonstrou que precisamos avançar nesse aspecto”, pontua o docente.

Para o professor Jaime Amaral, entre os maiores desafios da Etdufpa durante o ano de 2020, foram os de manter a Escola desenvolvendo suas atividades administrativas de forma remota; acessar os discentes em situação de vulnerabilidade para que pudessem se inscrever nos editais de assistência estudantil; o planejamento do ensino em formato remoto emergencial, considerando a necessidade de formação docente e inclusão digital dos alunos; e acompanhar o desenvolvimento do ensino e as necessidades dos alunos e dos professores. 

“Foram muitos os desafios que a Etdufpa enfrentou em 2020, mas, para cada desafio apresentado, houve a superação com estratégias elaboradas por um coletivo de servidores comprometidos com a educação”, expõe.

“A arte foi muito atingida nesse aspecto comunicacional, mas, ao mesmo tempo, isso nos projetou uma emergência de um processo criativo muito importante no contexto desafiador da pandemia. Nós, da Proex, nos projetos que apoiamos, como o Auto do Círio e seus 26 anos de história, o Enarte, entre muitos outros, precisamos fazer diferente e repensar sua realização em uma dimensão virtual. E isso funcionou”, comenta o diretor da Dacel, Miguel Santa Brígida.

Foto UFPA Auto do Cirio Foto Ascom UFPA Alexandre Moraes

Projetos para o futuro - Para 2021 e os anos seguintes, o professor Miguel explica que existem planos para retorno das atividades do Projeto Multicampiartes e Caravana Cultural, que leva oficinas gratuitas, entre elas a de Políticas Públicas de Cultura, e apresentações culturais locais e de grupos artísticos da UFPA para diversos campi da Instituição e áreas de abrangência. Outra proposta que tem sido discutida é a da criação do Sistema Nacional de Cultura das Universidades e elaboração do Plano de Cultura da UFPA. A ideia surgiu na última edição do Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (IV Forcult), que aconteceu em setembro, virtualmente.

Além disso, a Escola de Teatro e Dança tem o plano de expandir sua oferta, tanto com novos cursos como com a expansão a outros municípios, levando formação técnica profissional em Artes para residentes do interior do estado do Pará. Já a Escola de Música planeja retomar as atividades presenciais em 2021, as parcerias institucionais e as apresentações públicas, com a renovação dos projetos de extensão que visam à divulgação musical para além dos muros da UFPA e à implantação de novos projetos.

“Em 2021, vamos reorganizar a nossa forma de realizar a formação e a produção musical na Escola. A partir dessa reorganização, pretendemos retomar as atividades artísticas da Escola, sempre na perspectiva formativa, considerando a nossa realidade como instituição de ensino”, conclui o professor Carlos Pires, da Emufpa.

Assista ao balanço das ações e espaços de Arte e Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes
Vídeo: Reprodução Andifes

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