Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Medicina Veterinária completa 20 anos na UFPA
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina Veterinária completa 20 anos na UFPA

  • Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 17h40

IMV

Nesta quarta, 20 de janeiro, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal, comemora 20 anos. Para marcar a data, será realizado um ciclo de palestras com profissionais da região e de outros estados, cujo tema tratará da saúde única (humana, animal e ambiental) em relação à pandemia do coronavírus, entre outros assuntos, nos dias 3 a 5 de fevereiro. A programação ocorrerá on-line. Além disso, estão abertas as inscrições para um concurso que vai escolher um logotipo a ser utilizado para a identidade visual do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), Campus Castanhal (saiba mais aqui).

O curso foi criado na UFPA pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (Consepe) por meio da Resolução n° 2745, de 19/10/2000, com base na estrutura já existente da Central de Biotecnologia e Reprodução Animal (Cebran) da UFPA, em atuação desde 3 de setembro de 1995. A primeira turma de Medicina Veterinária iniciou-se no ano 2001, com aulas na sede do Campus de Castanhal e no Laboratório de Diagnósticos Veterinários (Cedivet), com o apoio dos laboratórios e das estruturas da Cebran.

IMV05Atualmente, o Instituto de Medicina Veterinária conta com quatro subunidades, a saber: Faculdade de Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM),  Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) e o Programa de Pós-Graduação na Amazônia (Reproamazon); um Hospital Veterinário, três Programas de Residência em Medicina Veterinária, vinculada ao hospital e um programa de Residência Médica vinculada ao Laboratório de Patologia Animal, uma Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (Cebran),  doze Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão e, em breve, vai inaugurar um Restaurante Universitário.

Histórico - O processo de discussão acerca da criação do Instituto de Medicina Veterinária foi iniciado no Conselho da Faculdade de Medicina Veterinária, em 2 de fevereiro de 2010, com a realização de um debate envolvendo todos os discentes, os servidores técnico-administrativos e docentes. Esta possibilidade se deu por conta de a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) ter sido aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em nível de Mestrado, em agosto de 2008, e respaldado no Estatuto da UFPA. Portanto, nos dias 1º e 2 de junho de 2010, ocorreu a votação pela qual os discentes, os técnicos e os professores da Faculdade de Medicina Veterinária se manifestaram em relação à criação do Instituto de Medicina Veterinária. 

Surgiu, assim, a necessidade de serem criadas as instalações adequadas para suportar as exigências demandadas pelo curso de graduação e da pós-graduação. “E no decorrer desses 10 anos, foram se construindo a estrutura hospitalar e os laboratórios de formação, culminando com a inauguração, em 3 de dezembro de 2010, do Complexo da Medicina Veterinária, cujas instalações se deram numa parceria importante entre a UFPA e a antiga Escola Agrotécnica, hoje Instituto Federal do Pará (IFPA)”, lembra o professor Leônidas Olegário de Carvalho, atual diretor geral do IMV.

IMV03O Complexo abrange o Hospital Veterinário, com a proposta de atender aos setores de produção animal, animais de companhia e silvestres; laboratórios de apoio, como o de Anatomia Patológica e o de Patologia Clínica; laboratórios na área de saúde, como o de Sanidade Animal e o de Zoonoses; além de laboratórios de pesquisa na área de produção animal (Nutrição Animal, Ovinocultura e Avicultura), Higiene e Qualidade de Alimentos, Biologia Molecular e um moderno bloco para atividades acadêmicas das disciplinas básicas do curso. 

Somou-se ao Instituto o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, oriundo do antigo Centro de Ciências Agrárias, hoje Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares - INEAF, em Belém, e, mais recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Reprodução Animal na Amazônia – Reproamazon, em virtude de uma associação bem-sucedida de trabalhos na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Os três mencionados programas de pós-graduação stricto sensu oferecem cursos de mestrado e doutorado. Além disso, o Hospital Veterinário (HV), que também completa 10 anos de existência, oferece três Programas de Residência em Medicina Veterinária e um Programa de Residência vinculado ao Laboratório de Patologia Animal.

IMV01Conquistas - “Hoje o IMV demonstra sucesso em elevar a nota do Enade pelo curso de graduação e continua na crescente busca da excelência no atendimento hospitalar às várias espécies de animais. O Instituto de Medicina Veterinária, com o seu corpo de técnicos administrativos, docentes e discentes, vem se empenhando em melhorar as condições de formação profissional e, com o apoio da coordenação do Campus de Castanhal e da administração superior da UFPA, tende a melhorar, cada vez mais, os seus serviços, pelo compromisso de oferecer o melhor no ensino, na pesquisa e na extensão, e pelo dever constitucional da Universidade Federal do Pará, sendo uma instituição pública e gratuita, tendo por dever a oferta do melhor à sociedade”, avalia o diretor Leônidas. 

O professor José Diomedes Barbosa Neto participou da criação do curso de Medicina Veterinária e da elaboração de seu projeto político pedagógico. Ele lembra que houve dificuldades, mas, hoje, celebra a consolidação dessa graduação, da formação de profissionais e pesquisadores da área. “O curso é um projeto que deu certo, que forma bastantes pessoas e já gerou diversos cursos de pós-graduação e ações de extensão. É uma honra ter participado da fundação desse curso que hoje tanto ajuda a região na formação de mão de obra agropecuária”, lembra o docente, que também se orgulha de continuar na ativa para buscar cada vez mais melhorias para a graduação.

Já o professor Aluizio Otávio de Almeida destaca o papel fundamental da Central de Biotecnologia de Reprodução Animal (Cebran) para o fortalecimento do curso de Medicina Veterinária da UFPA em Castanhal, tendo o curso surgido desta iniciativa. “Nas etapas subsequentes, sempre estivemos presentes, apoiando no que podíamos e contribuindo de forma efetiva no crescimento e consolidação do curso de Medicina Veterinária. Creio que o principal fator que alavancou e consolidou o referido curso foi o fato de já termos com a Cebran as estruturas físicas minimamente necessárias para o seu bom funcionamento. Além disso, termos a sorte e o privilégio de contar com um corpo docente e técnico, que, embora ainda muito reduzido, se mostra bastante qualificado e comprometido com a formação de bons profissionais”.

Para saber mais sobre o curso de Medicina Veterinária e sobre o Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, acesse o site do Campus de Castanhal.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Gustavo Góes Cavalcante, Aluízio da Silva, Danilo Ferreira Rodrigues e José Alcides

registrado em:
Fim do conteúdo da página