Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências Biológicas inicia novo período de gestão

Instituto de Ciências Biológicas inicia novo período de gestão

• Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 14h23

posseicb3

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB-UFPA) iniciou, na quinta-feira, 21 de janeiro, um novo período de gestão administrativa. A direção reconduzida é composta pelo professor José Ricardo dos Santos Vieira, diretor geral, e pela professora Jeannie Nascimento dos Santos, diretora adjunta. A sessão de posse foi on-line e contou com a participação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho e do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, além dos gestores empossados, com transmissão ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube

O reitor iniciou a cerimônia empossando os dirigentes. Em seguida, a professora Jeannie Nascimento pronunciou-se em agradecimento à comunidade acadêmica pela sua recondução, junto ao professor José Ricardo Vieira, em uma nova gestão, por meio de processo democrático.

“Reassumimos a gestão em um momento de muitos desafios, mas muito confiantes de que iremos desenvolver um bom trabalho, com foco voltado ao indivíduo e à humanização, bem como na busca da evolução de cada um por seus objetivos pessoais e acadêmicos. Buscamos agora o aperfeiçoamento para avançar ainda mais com novos planos e atividades, sempre em parceria com as unidades, subunidades e com a Reitoria da UFPA”, sintetizou a diretora adjunta.

posse icb2O professor José Ricardo Vieira explicou que o que os motivou a buscar um segundo mandato foi o desejo de fazer ainda mais do que já foi feito e planejar, em conjunto, o futuro do ICB para os próximos quatro anos. O diretor ressaltou, ainda, que estar à frente da unidade não é tarefa fácil, não só pela grandiosidade do Instituto como também pelos desafios diários que são necessários enfrentar para que ele continue avançando em tamanho e produção.

“Nossa produção científica se destaca pela qualidade, pela quantidade e também pela diversidade, uma vez que temos um total de 11 programas de pós-graduação. A missão de ser cientista não se aprende em livros, mas na prática, na vivência com outros cientistas, vivendo a Amazônia e estando presente. a cada dia,  nos seus desafios e conquistas. Por isso fazer ciência na Amazônia é uma tarefa muito honrada e temos tido a oportunidade de fazer a direção administrativa e acadêmica deste instituto, com o objetivo único de fazer ciência na Amazônia e formar profissionais cidadãos(ãs)”, disse.

Representatividade - O vice-reitor Gilmar Silva parabenizou a profundidade e a sensibilidade com que os professores reassumem a direção do instituto. “Muitos abrem mão de qualquer ação de gestão para poder se dedicar exclusivamente à pesquisa, mas também é fundamental que pesquisadores que acreditam e fazem a ciência acontecer também se disponham a gerir espaços na universidade, representando nossa comunidade acadêmica”.

posse icb1O reitor Emmanuel Zagury Tourinho concluiu os pronunciamentos agradecendo aos dirigentes as realizações no mandato que se encerrou e desejando sucesso no novo mandato, com o fortalecimento do ICB. “A UFPA tem dado contribuição única para o crescimento socioeconômico do Pará e da Amazônia, transformando a vida de muitas pessoas e produzindo a ciência de que precisamos. O ICB tem estado à frente nesse processo, liderando avanços no ensino, na pesquisa e na extensão, e participando da gestão com muitas lideranças importantes, como os professores Cristovam Diniz e Horacio Schineider, entre tantos outros. A unidade também tem tido papel essencial para o enfrentamento da pandemia na Universidade, por meio de ações que envolvem, por exemplo, a produção de face shields e a realização de exames para o diagnóstico da Covid-19, salvando vidas e permitindo que a Instituição planeje e mantenha seu funcionamento”, destacou.

Para o reitor, a pandemia, além de dor e perdas, trouxe maior reconhecimento do valor do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), por meio da produção científica e das ações de ensino, pesquisa e extensão. “O SUS e as Universidades têm sido fundamentais para criar, no país, condições para o enfrentamento da pandemia. Quando tiverem as condições adequadas de trabalho, farão muito mais pelo país e por sua população”, concluiu.

Para assistir à Sessão de Posse do ICB, clique aqui

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA