Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisas da UFPA alcançam maior visibilidade em revistas científicas internacionais

• Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 15h07

webofscience

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras com forte atuação na área de pesquisa. Nos últimos quatro anos, a Instituição aumentou, em 40%, o número de publicações científicas internacionais e, em 60%, o número de citações, com base em dados da Web of Science. Esses indicadores mostram o impacto da produção científica de pesquisadores da Universidade no contexto internacional.

Esse desempenho é resultado do crescimento da pós-graduação e da pesquisa na UFPA, apoiado por investimento continuado. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, professora Iracilda Sampaio, avalia que os números referentes a publicações da UFPA são, em parte, decorrentes de políticas institucionais de apoio, por meio de editais de fomento, por exemplo, para a revisão e a publicação em revistas científicas de qualidade.

Um desses editais refere-se ao Programa de Apoio à Publicação Qualificada (PAPQ), que tem como objetivo promover a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes da Universidade, em revistas de circulação internacional bem avaliadas pelas suas respectivas áreas de conhecimento. “Para o Edital PAPQ, por exemplo, a UFPA destina 800 mil reais todos os anos. Além disso, os próprios programas de pós-graduação investem seus recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes), para essa finalidade”, explica Iracilda.

Importante também citar o destaque da UFPA entre as dez instituições com maior participação no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Atualmente, estão em funcionamento 102 programas de pós-graduação na Instituição, que ofertam 96 cursos de mestrado e 48 de doutorado.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, essa expansão na formação de mestres e doutores para atuação na Amazônia favorece o desenvolvimento de ciência e tecnologia na região, atraindo oportunidades de cooperações nacionais e internacionais. “A pesquisa na Amazônia interessa a parceiros nacionais e internacionais, mas eles precisam conhecer o que fazemos. Temos percebido uma ampliação não apenas quantitativa da produção científica da UFPA, mas também qualitativa e o crescimento do interesse de pesquisadores e instituições estrangeiras. A publicação de trabalhos de qualidade em revistas que circulam internacionalmente alarga o universo de interlocutores e possibilita esse diálogo com pesquisadores de diferentes lugares do mundo e novas cooperações”, avalia.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Reprodução Google