Página inicial > Ultimas Notícias > Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia realiza série de webinários gratuitos

• Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2021, 17h52

CICTA

O Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (Cicta) está realizando uma série de webinários que conta com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais. A próxima edição acontecerá nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, e terá como tema “Musa - Um museu vivo na floresta amazônica”, com apresentação do professor Ennio Candotti. Para participar dos próximos webinários, os interessados podem acessar o site do evento e realizar suas inscrições gratuitamente.

O centro é um espaço destinado à difusão e à popularização da Ciência e da Tecnologia na Amazônia, em que a população pode encontrar experimentos interativos, por meio dos quais o aprendizado da Ciência se torna uma atividade lúdica e divertida. A ideia da criação de um ambiente de educação não formal com esse propósito é antiga e remonta ao final do século XX. A série de webinários do Cicta começou em julho de 2020 e já realizou 12 apresentações com diversas temáticas.

“Avaliamos estas atividades como extremamente positivas. Esta troca de conhecimentos tem sido muito valiosa. Em alguns destes webinários, os debates, posteriores às apresentações, se estendem por mais tempo que a própria apresentação, durando cerca de uma hora, com a participação de pessoas das mais diversas localidades brasileiras”, conta o professor Luís Crispino, vice-coordenador do centro

Para a próxima edição, no dia 28 de janeiro, será abordada a temática “Musa - Um museu vivo na floresta amazônica”, o qual foi criado em janeiro de 2009 e ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus. O Musa é uma área de floresta de terra firme, nativa, que vem sendo estudada há mais de 60 anos, e o webinário será ministrado pelo professor Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia.

Como participar - Os interessados em participar devem fazer a inscrição no site do evento para poder ter acesso à sala virtual no Google Meet. A gravação ficará disponível no canal do CICTA UFPA.

De acordo com Crispino, responsável por esta atividade do Cicta, nos webinários já realizados, houve inscritos e participantes de basicamente todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Além deste webinário sobre o Museu da Amazônia no dia 28 de janeiro, também já estão marcadas novas edições para os dias 11 de fevereiro, 25 de fevereiro, 11 de março, 25 de março e 8 de abril, com palestrantes já definidos, que podem ser conferidos no site do Cicta.

Sobre o CICTA - Nos primeiros anos da década de 2000, um grupo de docentes e discentes da Universidade Federal do Pará decidiu realizar algumas iniciativas nesta direção, como o Laboratório de Demonstrações da UFPA (Labdemon/UFPA), Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro/UFPA) e Museu Interativo da Física (MINF/UFPA).

No final do ano de 2019, a Administração Superior da UFPA permitiu que alguns experimentos interativos do Cicta pudessem ser disponibilizados ao público em uma das salas do Bloco F do Campus Básico da Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, o espaço ainda não tem sido utilizado até o presente.

Webinário “Musa - Um museu vivo na floresta amazônica”

Data: 28 de janeiro

Inscrições: gratuitas, pelo site do evento.

Para acessar os vídeos dos webinários já realizados, clique aqui.

Para conhecer os próximos webinários que serão realizados, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA