Página inicial > Ultimas Notícias > Professor apresenta obra com uma nova abordagem sobre a programação numérica em Python

• Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 15h37

Prof Elinei

O professor Elinei Pinto dos Santos, da Faculdade de Física (Facfis), vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (ICEN/UFPA), publicou o livro intitulado Introdução à Programação Numérica em Python - Uma Abordagem Através da Solução de Problemas Físicos e Matemáticos. A obra visa apresentar o Python, uma nova linguagem de software livre para quem deseja aprender, de forma fácil e estimulante, a programar e a resolver problemas da área de Física e de Matemática, por meio de métodos numéricos.

O livro é fruto de disciplinas de Programação Numérica ofertadas nos cursos de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPA) e disciplinas de graduação ministradas pelo autor. A abordagem do tema é feita com base em um problema da área de Física e de Matemática, com a introdução da sintaxe da linguagem Python, ao mesmo tempo em que é oferecida uma possível solução numérica implementada em Python, em uma metodologia conhecida como Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problema – PBL). Assim, o livro serve como um guia para aprender a programar em uma linguagem moderna e de ascensão no mundo, especialmente para o leitor que tem habilidade ou gosta da área de exatas.

“A linguagem Python é uma linguagem moderna, de livre acesso, muito mais fácil que as linguagens utilizadas no ensino universitário, como C, C++, entre outras. Tem se tornado uma das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento de softwares das mais diversas áreas, em especial para a nova fronteira do conhecimento: a ciência de dados. “O livro foi construído a partir da minha experiência no ensino de programação numérica e da própria demanda dos alunos, que queriam um livro que abordasse a aprendizagem da programação aplicada, de forma estimulante, fácil e mais próxima da área de ciências exatas”, comenta o professor Elinei Pinto dos Santos, autor da publicação.

A publicação é distribuída pela Editora Ciência Moderna e os exemplares podem ser adquiridos em versão digital ou impressa aqui.

Abordagem diferenciada - O docente explica que existem diferenças nas abordagens trazidas pelos demais livros de programação, que visam ao público da Ciência da Computação, com bancos de dados e arquivos, enquanto os livros de métodos numéricos se preocupam com o desenvolvimento do aspecto matemático, de acordo com ele, sem muitas preocupações com a implementação do método de forma didática.

“Nossa abordagem busca capacitar o leitor para aprender a sintaxe da linguagem Python, desde os comandos básicos até os mais avançados. Ao mesmo tempo, apresentamos soluções numéricas completas para soluções de problemas da área de Ciências Exatas, aliando a aptidão e formação à habilidade de programação a fim de ampliar o leque de ferramentas científicas destes leitores”, pontua.

Os interessados na publicação podem adquirir as versões digitais e impressas do livro “Introdução à Programação Numérica em Python - Uma Abordagem Através da Solução de Problemas Físicos e Matemáticos” pelo site da Editora Ciência Moderna.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo pessoal