Página inicial > Ultimas Notícias > Universitec participa da produção de guia para impulsionar negócios sustentáveis no país

• Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h22

Guia Universitec

Empreendedores têm procurado, em especial no último ano, redirecionar seus modelos de negócio na tentativa de responder aos inúmeros desafios da atualidade, solucionando problemas socioambientais e proporcionando sustentabilidade financeira às organizações. De forma a auxiliar nesse processo, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Mercado Livre reuniram organizações, entre elas, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, para a construção da publicação “Jornada da Estratégia Comercial: um guia para negócios de impacto”, que propõe uma rota com diferentes níveis de aprofundamento para orientar a implementação e o aperfeiçoamento da estratégia comercial de negócios sustentáveis Brasil afora.

A publicação se destina a empreendedores, organizações e profissionais que atuam diretamente em negócios sustentáveis. Ao todo, o guia é composto por uma trilha que passa por quatro etapas. Cada etapa oferece conceitos, métodos e ferramentas em uma sequência lógica de atividades que podem ser realizadas em diferentes níveis de aprofundamento, conforme a necessidade de cada negócio.

Guia Universitec gráfico“Em meio a tantas crises, a pandemia tem evidenciado com vigor a importância de empreendimentos que harmonizem resultados financeiros e objetivos socioambientais, de modo que unir expertises e recursos é fundamental para acelerar a difusão dessa lógica e melhorar os resultados dessas organizações”, pontua o professor José Augusto Lacerda, coordenador de Empreendedorismo da Universitec.

O guia completo está disponível aqui e inclui uma ferramenta para reflexão e criação de um plano de ação para negócios de impacto, também disponível separadamente aqui.

Programa Empreender com Impacto 2020 – A publicação foi estruturada a partir da jornada de aprendizagem do Programa Empreender com Impacto 2020, realizado pelo Mercado Livre, em conjunto com Giral, ÉdiTodos e Semente Negócios, e do evento “Dinamizadores de Impacto: economia de impacto e resiliência pós-crise”, liderado pelo ICE. Entre julho e dezembro de 2020, encontros, mentorias e conteúdos práticos on-line abordaram estratégias de acesso ao mercado e à comercialização com base em experiências das organizações participantes.

Ao longo do programa, a Universitec e as organizações destacadas no campo, como Yunus & Youth, Imaflora, Instituto Socioambiental, Plataforma Parceiros pela Amazônia, Banko e Climate Ventures, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas, socializar aprendizados e propor soluções para desafios comuns aos negócios de impacto, trilhando uma jornada de construção compartilhada do conteúdo que será muito útil para os empreendedores sociais do país. A Universidade Federal do Pará foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) presente na jornada.

“Esse reconhecimento reflete anossa capacidade de articulação com o setor produtivo e com outros atores do ecossistemade impacto socioambiental, bem como sua consistência dos projetos realizados pelaUniversidade nessa seara”, conclui José Augusto Lacerda.

Para baixar a guia “Jornada da Estratégia Comercial: um guia para negócios de impacto”, acesse aqui.

Texto: Orlando Haber/Ascom Universitec com informações do Mercado Livre e do ICE
Imagens: Divulgação/Mercado Livre e ICE