Seminário irá apresentar produções filosófico-literárias de Benedito Nunes
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia e a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará, no dia 26 de fevereiro, o Seminário In Memoriam de Benedito Nunes. O evento contará com apresentações das produções filosófico-literárias realizadas pelo professor homenageado, bem como o decorrer de sua atuação acadêmica. Todo conteúdo será transmitido pelo Canal do Poiesis, no YouTube.
A memória é a forma de manter a história viva, e preservá-la é garantir que as novas gerações se conectem ao passado. Por isso o seminário tem como objetivo apresentar aos novos universitários da UFPA a trajetória do Benedito Nunes, falecido em 27 de fevereiro de 2011, como uma forma de despertar o interesse dos estudantes para a leitura e o estudo das obras do professor homenageado. Além disso, será uma oportunidade para os antigos alunos resgatarem e compartilharem suas vivências com o professor.
"A paixão pela poesia e pela filosofia é a marca do legado deixado por ele, que repercute nas pesquisas desenvolvidas por alguns de seus antigos alunos, agora professores da FAFIL e do PPGFIL", afirma a professora Jovelina Ramos.
Professor Benedito Nunes - Benedito Nunes foi um professor, filósofo e escritor brasileiro responsável pela criação da Faculdade de Filosofia da UFPA. O autor era especialista em discorrer sobre a ligação entre a literatura e a filosofia, unindo, assim, suas duas paixões. Sua carreira intelectual também repercutiu no campo do teatro, com a fundação, ao lado de sua esposa Maria Sylvia Nunes e da cunhada Angelita Silva, da Norte Teatro-Escola, que depois veio a ser assumida pela Universidade Federal do Pará.
O vasto legado de Benedito Nunes é composto de livros, participações em criações coletivas e artigos em edições especializadas, como "Meu caminho na crítica" (2005), em que ele fala justamente sobre a mescla filosofia-poesia, elemento relevante na sua escrita.
Serviços:
O legado: In Memoriam de Benedito Nunes.
Data: 26 de fevereiro.
Plataforma de acesso: pelo Canal do POIESIS, no YouTube.
Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação
Redes Sociais