Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Acolher retoma atividades em 2021 com roda de conversa nesta quinta-feira, 11

• Publicado: Quarta, 10 de Fevereiro de 2021, 18h51

Roda de Conversa Acolher

O Projeto Acolher, iniciativa do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (NTPC/UFPA), retomará suas atividades em 2021 com a promoção de uma roda de conversa com estudantes da pós-graduação sobre a saúde emocional. A ação ocorrerá amanhã, dia 11 de fevereiro, às 16h30, na Plataforma Google Meet. Os interessados devem fazer inscrição, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário on-line.

O objetivo das rodas de conversa on-line do Projeto Acolher é criar um espaço de acolhimento para os estudantes de todas as pós-graduações da UFPA, incluindo Residências, que vivenciem questões emocionais relacionadas à pós-graduação, como bloqueio de escrita, ansiedade relacionada ao mestrado ou ao doutorado, problemas de relacionamento com orientador(a), entre outros.

Os encontros não contam com a presença de docentes, para que não haja qualquer constrangimento ou desconforto, e os estudantes podem falar livremente sobre o que os tem preocupado. Com a presença de um bolsista de psicologia do Acolher e uma psicóloga voluntária, os participantes podem trabalhar essas questões com seus pares e, juntos, encontrar possíveis soluções para seus problemas.

“É necessário que existam iniciativas como o Projeto Acolher e várias outras, que criem espaços de acolhimento emocional e também repensem a dinâmica da pós-graduação, para que também haja a prevenção do adoecimento nesta etapa, assim como evitar as consequências deste, como trancamento, atraso na finalização do mestrado e/ou doutorado, abandono de curso, e adoecimentos psicológicos e psiquiátricos associados à experiência de pós-graduação”, pontua a professora Rachel Ripardo, coordenadora do Acolher.

Segundo a professora, antes mesmo das medidas de isolamento e distanciamento social impostas pelo cenário de pandemia de Covid-19, muitos alunos da UFPA já apresentavam sinais de adoecimento relacionado à pós-graduação, assim como estudantes de pós-graduação de diversas universidades ao redor do Brasil e do mundo. Por esta razão, iniciativas como a do projeto são de suma importância.

Histórico do projeto - O Projeto Acolher está em funcionamento desde 2018, com rodas de conversa e oficinas voltadas para estudantes de pós-graduação. As atividades foram realizadas de forma presencial nos dois primeiros anos, e, desde março de 2020, com a declaração de pandemia feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as ações migraram para o formato on-line e a abrangência de estudantes que participaram se expandiu para todos os campi da UFPA.

Além das rodas de conversa, o Projeto Acolher também atua na rede social Instagram, no perfil @acolher_ufpa, com postagens semanais sobre os temas relacionados à atenção à saúde emocional, sobre a divulgação de palestra e sobre a realização de acolhimentos individuais pontuais, por meio do recurso Direct. Também é esperado que as oficinas virtuais do projeto retornem em breve.

Roda de conversa virtual do Projeto Acolher

Data: 11 de fevereiro

Horário: às 16:30

Local: plataforma Google Meet

Inscrições: gratuitas. Os participantes deverão preencher um formulário on-line para receber o link de acesso à sala virtual.

Mais informações podem ser conferidas no perfil do projeto, @acolher_ufpa.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA