Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação da UFPA divulga edital de seleção para o ano letivo de 2021

Escola de Aplicação da UFPA divulga edital de seleção para o ano letivo de 2021

• Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 19h17

ESCOLA DE APLICAÇÃO FOTO MARI CHIBA

A Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) divulgou, na tarde de ontem, 11 de fevereiro,  o Edital de Seleção para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental II e do 1º Ano do Ensino Médio. As inscrições estarão abertas no período de 17 a 24 de fevereiro, no Portal da Fadesp. A seleção será feita por meio de sorteio público on-line, que acontecerá no dia 8 de março. Para saber mais sobre a seleção, confira o Edital 01/2021 - EAUFPA.

Para concorrer às vagas para o 6º Ano do Ensino Fundamental II, os candidatos devem ter 11 anos completos até o dia 31 de março de 2021 ou idade inferior. Já para as vagas do 1º ano do Ensino Médio, os interessados devem ter 15 anos completos até a data estipulada 31 de março de 2021 ou idade inferior. São 20 vagas imediatas disponibilizadas em cada uma das turmas, mais uma vaga voltada para alunos PcD em cada uma das turmas. Haverá, ainda, um cadastro reserva de 10 vagas, mais uma destinada para PcD, na turma do 6º Ano; e 40 vagas, mais duas voltadas para estudantes PCD, na turma do 1º Ano.

Inscrições - As inscrições serão feitas por meio do Portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O candidato deverá imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$20,00 (vinte reais) e o boleto poderá ser pago até o dia 25 de fevereiro. O comprovante de pagamento deverá ser impresso para fins de comprovação. Se necessário, o candidato poderá solicitar desconto ou isenção do valor da taxa de inscrição, no período de inscrições, pelo site responsável, por meio do número do Cadastro Único. O atendimento desta solicitação depende de análise do perfil socioeconômico da família.

No ato da inscrição, o candidato à vaga PcD deve anexar laudo médico atualizado e legível de, no máximo, dois anos, contendo a Classificação Internacional de Doenças (CID) referente à especificidade do candidato. No dia 1º de março, será divulgada a pré-lista dos candidatos inscritos para participarem do sorteio público.

Haverá ainda um prazo para que pais ou responsáveis legais pelos candidatos possam corrigir eventuais dados cadastrais e efetivar a regularização da inscrição. Não serão permitidas alterações ou correções após esse prazo. No dia 4 de março, será divulgada a lista final dos candidatos aptos a participar do sorteio, com os respectivos números de inscrição.

Seleção e Matrículas - O sorteio público on-line será organizado e executado pela Comissão de Matrícula designada pelo Conselho Escolar da Escola de Aplicação e ocorrerá no dia 8 de março, a partir das 14h. O link para acompanhamento do sorteio estará disponível no Portal da Fadesp nos próximos dias. O sorteio será feito com base no número da inscrição atribuído individualmente a cada candidato.

A matrícula dos candidatos sorteados e habilitados, de acordo com critérios do Edital, será realizada nos dias 11 e 12 de março, no horário das 8h às 12h, na Coordenação de Ensino Médio, e das 14h às 17h30, na Coordenação do Fundamental II. No ato da matrícula, o representante legal pelo aluno deverá apresentar a documentação do kit de matrícula devidamente preenchida; cópia do comprovante de residência atualizado; Comprovante da Documentação Escolar conforme descrito na Ficha de Matrícula; fornecer 5 fotos 3x4 iguais e recentes do candidato sorteado; e apresentar Laudo Médico, para as vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Os candidatos do cadastro de reserva serão chamados de acordo com a abertura de vagas disponibilizadas pela Escola de Aplicação até o dia 30 de março de 2021. Vale lembrar que a vaga adquirida se refere unicamente ao ano letivo de 2021 da EAUFPA.

Edital de Seleção da EAUFPA

Data das inscrições: 17 a 24 de fevereiro

Data final para pagamento da taxa de inscrição: 25 de fevereiro

Local das inscrições: Portal da Fadesp

Data do sorteio público: 8 de março, a partir das 14h.

Matrículas dos selecionados: 11 e 12 de março.

Mais informações podem ser consultadas no Edital

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mari Chiba