Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Residências Médica e Multiprofissional da UFPA aprovam 152 candidatos para as turmas de 2021
Início do conteúdo da página

Residências Médica e Multiprofissional da UFPA aprovam 152 candidatos para as turmas de 2021

  • Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 17h09

RESIDENCIAS 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou os resultados das seleções de Residência Médica e Multiprofissional. O resultado final do Processo Seletivo de Residência Médica do ano de 2021 e o resultado final do Processo Seletivo de Residência Multiprofissional, também deste ano, estão disponíveis na página do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA). No total, foram 152 aprovados em ambos os concursos, que receberam 1.506 candidatos inscritos, maior demanda até este ano. Os cursos ocorrem tanto em Belém como em municípios do interior.

Os editais foram elaborados pela Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da UFPA e pelas Comissões de Residência Médica do Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que compõem o Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na área médica, o processo ofereceu vagas nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina da Família e da Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Pneumologia. Os cursos têm a duração de dois a três anos, a depender da especialidade, e concentram suas atividades nos HUBFS e HUJBB.

Já a Residência Multiprofissional ofertou vagas nos Programas de Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, estes do Complexo Hospitalar; Saúde da Mulher e da Criança, realizada em parceria com o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria/Bragança; Enfermagem Obstétrica, desenvolvida na Fundação Santa Casa de Misericórdia e na rede de atenção à saúde municipal; e Atenção à Clínica Integrada, desenvolvida no Hospital Universitário João de Barros Barreto e na rede de saúde municipal e estadual. As duas últimas são ofertadas pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Há também os Programas de Medicina Veterinária, que acontecem no Campus de Castanhal, nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos.  

Nova fase – Formado pela UFPA e aprovado no Programa de Residência em Oncologia, Lucas Yuri Azevedo tem boas expectativas em continuar sua formação acadêmica na área da saúde para, posteriormente, poder oferecer um serviço de qualidade para a sociedade. “No início da graduação, participei de um projeto de extensão, no Barros Barreto, que trabalhava com pacientes oncológicos no pré e no pós-operatório. O interesse aumentou com a vivência no hospital e, com essa experiência, tracei como meta entrar no Programa de Oncologia do Barros”, revelou.

Josilayne Carvalho, formada em Fisioterapia, foi aprovada para o Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso. Ela diz estar muito feliz em ter alcançado essa meta de sua carreira acadêmica e profissional. “Sempre planejei fazer uma residência para aprimorar minha prática clínica e ser especialista na área. Na Residência Multiprofissional, nós temos a experiência de trabalhar com diversos profissionais e acho que isso pode ser enriquecedor para minha formação”.

A farmacêutica Ingrid Reis é uma das candidatas aprovadas para a primeira turma de Residência Multiprofissional em Bragança, na área de Saúde da Mulher e da Criança. “Estou com muita expectativa para iniciar a residência. Sempre gostei da área hospitalar, desde a graduação. E a residência é uma oportunidade única de crescer, mais ainda, como profissional e ser humano. Além de quê, sempre tive vontade de trabalhar e contribuir no interior do estado. É muito aprendizado. Por isso escolhi o curso em Bragança neste processo seletivo”, afirmou. Em 2020, ela teve que conciliar o tempo entre o trabalho na UTI de Covid-19, no interior do estado, o programa de capacitação, realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto, e os estudos para a residência.

Já a médica Suzana Klautau foi aprovada para a Residência em Dermatologia. “Tenho expectativas muito altas porque o serviço é muito reconhecido, e eu tentei a vaga durante três anos. É a realização de um sonho”, resumiu.

Próximos passos - A próxima etapa será a convocação ao vínculo institucional. Os(As) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) devem ficar atentos(as) ao site do Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC/UFPA). Após os pormenores da entrega de documentação, os novos residentes deverão efetuar as matrículas e iniciar seus períodos letivos já no mês de março deste ano.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página