Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA convoca candidatos aprovados no PSE-Migre 2020 para o processo de habilitação

• Publicado: Quarta, 17 de Fevereiro de 2021, 17h57

pse migre

O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos da Universidade Federal do Pará (CIAC/UFPA) divulgou o Edital de Convocação para a realização do processo de habilitação dos candidatos classificados no Processo Seletivo Especial para Imigrantes, Refugiados, Asilados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas (PSE-Migre/PSE 2020.6). A entrega dos documentos necessários para a efetivação da matrícula institucional vai se  dar em duas etapas: on-line, seguida da presencial.

Para a entrega on-line, o candidato deverá preencher corretamente o sistema do Cadastro On-line de Calouros (COC), os documentos digitalizados do original em um único arquivo por documento, frente e verso quando for o caso, com tamanho de até 10Mb, nos formatos PDF, JPG ou PNG. Os documentos exigidos são: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Registro Nacional de Estrangeiro (RNE); Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com documento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que ateste a equivalência com o ensino médio no Brasil; Comprovante de residência; uma fotografia 3x4 recente e de frente e a Declaração de que não possui vínculo com outra instituição pública de ensino. O modelo está disponível no anexo I do edital.

Na etapa presencial, os originais e as cópias dos documentos deverão ser apresentados para conferência, no dia previsto no cronograma disponível no anexo II do edital. “Na data, horário e local constantes no edital para a entrega presencial, os candidatos deverão comparecer munidos de todos os documentos, originais e cópias, solicitados no edital, e uma cópia impressa do COC. Pedimos que, antes da data marcada, os candidatos já deixem a documentação organizada e conferida, para evitar transtornos de última hora”, comenta Julieta Jatahy, diretora do CIAC.

Caso o candidato deixe de apresentar qualquer um dos documentos citados, a sua habilitação poderá ser indeferida. Em caso de indeferimento, haverá um prazo de 48h para que o interessado possa formalizar seu recurso no Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos, por meio do preenchimento do formulário de recurso e da apresentação de documentos necessários à nova análise. Somente após o deferimento do vínculo institucional é que o candidato estará apto à matrícula nas atividades acadêmicas.

PSE-Migre - O Processo Seletivo Especial para Imigrantes, Refugiados, Asilados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas é uma iniciativa da Reitoria da UFPA, em ação conjunta com a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social (ADIS) e com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A ação reafirma a posição de liderança da UFPA na implementação de políticas afirmativas voltadas à inclusão, uma vez que é a primeira instituição a trabalhar, de forma ampla, a inclusão de apátridas e vítimas do tráfico de pessoas em suas políticas.

Ofertado pela primeira vez em 2020, o PSE-Migre classificou 24 candidatos oriundos de diversas nações, dentre as quais, Venezuela, Gana, Haiti, República Democrática do Congo, Benin e Costa do Marfim. Seis destes são indígenas venezuelanos, da etnia Warao, que residem em um abrigo em Belém. Os cursos que receberão candidatos aprovados no Processo Seletivo Especial são Pedagogia, Odontologia, Direito, Enfermagem, Sistemas da Informação, Medicina, Letras, Nutrição, Engenharia da Computação, História, Engenharia Civil, Farmácia e Engenharia Biomédica. Os cursos são sediados nos campi de Belém, Altamira, Ananindeua e Castanhal.

O Centro de Processos Seletivos (Ceps) registrou 155 inscritos para concorrer a 104 vagas em 52 cursos de graduação sediados nos mais diversos campi da Universidade para ingresso no ano letivo de 2021. Puderam se inscrever estrangeiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não tenham cursado o ensino médio no Brasil e que se encontrem no país em condição de refugiados de seu país de origem, ou com visto humanitário, ou ainda imigrantes, asilados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.

Habilitação dos candidatos classificados no PSE-Migre

Edital completo

Retificação