Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura promove o lançamento de livro sobre a Educação do Campo na Amazônia

• Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 14h29

Livro PPGEDUC

O Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, e a Editora Appris irão realizar o lançamento do livro Entre Maresias e Correntezas: as rotas de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo Direito à Educação no dia 22 de fevereiro. A obra, de autoria do professor Eraldo Souza do Carmo, analisa a política de nucleação de escolas do campo no município de Curralinho, situado no arquipélago do Marajó/Pará.  A programação de lançamento correrá na página do Campus Cametá no Facebook e no canal do PPGEDUC no YouTube.

O livro objetiva servir de fonte bibliográfica ao debate da Educação do Campo na Amazônia, trazendo para a discussão os desafios da política de nucleação do campo e o fechamento de escolas. Estratégia utilizada pelos governos municipais com a justificativa de ampliar o acesso à escola, melhorar os indicadores educacionais, elevar a qualidade do ensino e eliminar o ensino multisseriado. A nucleação tem implicações diretas no fechamento das escolas do campo e tem se refletido, de forma negativa, no direito à educação dos alunos.  Entre as implicações desse sistema de nucleação está o fato de deixar os alunos dependentes do transporte escolar, expondo-os a longas horas de viagens em embarcações sem condições adequadas de acomodação e segurança para chegarem aos núcleos escolares.

“A obra revela não somente um intenso movimento de luta e resistência pela garantia de direitos, mas também, sobretudo, reflete a forte contradição de um espaço rico de cultura e natureza, porém com as marcas do sistema capitalista que nega às populações ribeirinhas o acesso às políticas públicas educacionais e a garantia do direito à educação do/no campo com qualidade social”, pontua o professor Eraldo Souza do Carmo.

A publicação está disponível para a venda no Campus de Cametá e no site da Editora Appris.

Live de Lançamento - Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o lançamento do livro ocorrerá de forma virtual, por meio da live, no dia 22 de fevereiro (segunda-feira), às 19h, na página do Campus Cametá no Facebook e no canal do PPGEDUC no YouTube.

O lançamento contará com a participação do autor do livro, Eraldo Souza do Carmo, da orientadora da tese que baseou a publicação, professora Rosana Gemaque Rolim, e dos professores convidados Maria Sueli Corrêa dos Prazeres. Gilmar Pereira da Silva, Salomão Hage e Doriedson do Socorro Rodrigues.

Lançamento do livro Entre Maresias e Correntezas: as rotas de alunos ribeirinhos na Amazônia pelo Direito à Educação

Data: 22 de fevereiro de 2021.

Local: página do Campus Cametá no Facebook e no canal do PPGEDUC no YouTube.

Texto e arte: Divulgação