Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Universidade Aberta recebe inscrições para a turma de 2021 do curso preparatório gratuito para o Enem

• Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 14h38

PUA ONLINE 2021

Estão abertas as inscrições para a turma de 2021 do Programa Universidade Aberta (PUA), que oferece um curso preparatório gratuito para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, em virtude do cenário de pandemia, o formato adotado pelo programa será o virtual, com aulas on-line por meio do Youtube. A mudança traz a possibilidade de que qualquer pessoa interessada em fazer parte do PUA possa participar e assistir às aulas disponibilizadas, pois as vagas são ilimitadas. As inscrições vão até o dia 10 de março e devem ser feitas aqui.

No curso, serão abordadas todas as disciplinas cobradas no Enem, com destaque para Física, Matemática e Linguagens, que terão suas aulas ministradas às segundas, quartas e sextas. Já nas terças e quintas, serão disponibilizadas aulas de História, Geografia, Química e Biologia. As aulas ocorrerão sempre no horário das 14h30 às 17h, com início em 15 de março.

De acordo com o professor Rubens Silva, tutor do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física), responsável pelo PUA, a plataforma será o YouTube para atender a um número maior de interessados. Os estudantes poderão enviar suas dúvidas por grupos em redes sociais, que serão criados para facilitar a comunicação entre os estudantes e a equipe do projeto. Esse formato foi a solução encontrada, no ano passado, para contornar o cenário de isolamento social e continuar ajudando os estudantes que estavam na preparação para a realização da última prova do Enem.

“Houve a necessidade de implantar o ensino remoto em nosso projeto. Não se compara a uma aula presencial, mas foi a única ferramenta segura de que dispúnhamos e, com isso, temos condições de oferecer as informações necessárias ao aprendizado do aluno, para que ele possa realizar seu sonho de entrar em uma universidade. A importância de oferecer a turma este ano, mesmo em formato virtual, é de que continuaremos a ofertar os serviços do PUA, embora sem a possibilidade de aulas presenciais”, pontua o docente.

PUA - Com quase 20 anos de existência, o Programa Universidade Aberta (PUA) é um projeto de extensão do PET-Física, em parceria com os Programas de Educação Tutorial em Letras, Geografia e Biologia. A iniciativa tem o objetivo de atender a estudantes em situação de vulnerabilidade social e servir como laboratório didático para os alunos de licenciatura da UFPA.

Inscrições para a turma de 2021 do Programa Universidade Aberta

Data: até o dia 10 de março

Inscrições gratuitas, pelo site do PET-Física

Data de início das aulas: 15 de março