Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professora da UFPA integra lista de mulheres com destaque na Ciência na América Latina
Início do conteúdo da página

Professora da UFPA integra lista de mulheres com destaque na Ciência na América Latina

  • Publicado: Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 17h56

Prêmio 3M

A professora Kátia Omura, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) da UFPA, foi uma das cientistas escolhidas pela Companhia 3M em uma premiação que reconheceu 25 mulheres com destaque na Ciência na América Latina. O objetivo da premiação é incentivar a diversidade na área científica e dar destaque às profissionais da região que desenvolveram pesquisas e projetos inovadores, capazes de gerar impacto positivo na sociedade e com histórias inspiradoras.

A organização da premiação recebeu a inscrição de mais mil especialistas de áreas STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para selecionar as vencedoras, o júri avaliou a inovação das propostas, a importância do problema resolvido, a escalabilidade e o impacto na comunidade. Os projetos inscritos precisavam já ter sido testados, com resultados comprovados nos últimos dois a cinco anos. Agora as pesquisadoras premiadas passarão a integrar uma plataforma com diversas iniciativas para promover a visibilidade e o networking

Prêmio 3M 1"Fazer ciência em qualquer lugar é um desafio, mas torna-se um desafio ainda maior quando se trata de ser mulher e em um continente marcado por desigualdades. Espero que este reconhecimento inspire outras mulheres/garotas a entrarem neste mundo tão masculinizado”, aponta a professora Kátia Omura.

Ainda de acordo com a professora, o reconhecimento é importante por lembrar que a Educação é o único caminho para uma mudança social no continente latino-americano e ainda há uma série de demandas que a ciência pode e deve resolver, sobretudo na região amazônica

Projetos premiados - A professora submeteu à premiação dois projetos desenvolvidos desde que ela está na UFPA. O primeiro deles é o Memorylife, um aplicativo para treino cognitivo de idosos com demência, especificamente Alzheimer. O outro projeto é o Sexadapt, que se trata de um aplicativo em que são mapeados motéis e pousadas, na Região Metropolitana de Belém, que são acessíveis às pessoas com deficiência.

MemoryLifeO Memorylife possui 2 categorias de jogos, o de memória e o de lógica. Em ambos os jogos, existem elementos que remetem ao cotidiano do idoso. A ideia é verificar o quanto o uso do aplicativo pode auxiliar no retardo do avanço da demência. Atualmente, o App está disponível para Android, apesar de uma nova versão mais atualizada já estar em andamento. No App Sexadapt, é possível que o usuário avalie o quão acessível é o estabelecimento, além de ter a opção acessar um aplicativo de transporte diretamente, dando com precisão a localização do estabelecimento.

"Ambos os projetos possuem um grande impacto na vida das pessoas, pois, nos dois, o intuito é promover qualidade de vida, seja para os idosos com demência, por intermédio do treino cognitivo, seja para as pessoas com deficiência, por intermédio da acessibilidade a locais que o auxiliem a realizar a sua atividade sexual", explica a professora Kátia Omura.

Os projetos também foram premiados pelo Programa Movimento Empreendedor Revolucionário (Mover), promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia juntamente com a incubadora da UFPA, Universitec. 

As cientistas escolhidas foram: Daniela Ushizima (SP), Letícia Oliveira (RJ), Christiani Andrade Amorim (CE), Silvana Pereira Rempel (RS), Kátia Omura (PA) e Luiza Frank (RS), do Brasil; Josefina Ballarre, Jorgelina Noelia Gavotti; Brasil:), da Argentina; Daniela Sáez Mahuida, María Isidora Ávila Thieme, Carolina Parra González, do Chile; Andrea Ramírez Vela, Olga Yaneth Vásquez Ochoa, Paola Andrea Barato Gómez, Johanna Marcela Flórez Castillo, da Colômbia; Marili Ángeles e Silvana Luzmila Flores Chávez, do Peru; Erika Bustos Bustos, Itzel Montserrat Lara Mayorga, Priscila Pineda Villegas, Judith Zavala Arcos e Lorena Díaz de León Martínez, do México; Dafni Mora e Milagros Cubilla, do Panamá; e Laura Alethia de la Fuente, do Uruguai.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página