Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Observatório Paraense do Mercado de Trabalho lança relatório especial sobre os impactos da pandemia no mercado de trabalho paraense
Início do conteúdo da página

Observatório Paraense do Mercado de Trabalho lança relatório especial sobre os impactos da pandemia no mercado de trabalho paraense

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 13h42

Relatório Opamet

O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) irá lançar, na próxima quinta-feira, 25, o “Relatório Especial Impactos da Crise Pandêmica e Econômica no Mercado de Trabalho Paraense”. O evento ocorrerá por meio de live, às 19h, com as participações dos professores da UFPA José Raimundo Trindade e Mário Brasil, da doutoranda Nathalya Rocha (PPGE/UFPA) e do pesquisador Sandro Ribeiro (UEPA), que irão conversar sobre os dados apontados no relatório e sobre a participação das mulheres e da juventude no mercado de trabalho.

O relatório do Opamet é uma ferramenta de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, fundamentado nas bases de dados do IBGE, do Ministério da Economia e do Banco Central, o qual tem o objetivo de oferecer aos agentes econômicos e sociais um instrumento de acompanhamento das movimentações cíclicas do emprego, da renda e das relações de trabalho nas duas unidades geográficas estabelecidas (Pará e Belém). Os dados analisados e os indicadores aferidos são básicos, porém possibilitam uma aproximação e conhecimentos ao conjunto da sociedade. 

“O Opamet busca cumprir parte de suas funções sociais fundantes como grupo de pesquisa de uma universidade pública. Este relatório é lançado em um momento específico e grave da sociedade brasileira”, ressalta José Raimundo Trindade. 

Segundo o professor, os dados do relatório mostram um paulatino agravamento das condições de geração de emprego e renda da população causado pelas incertezas econômicas e sanitárias colocadas para o ano de 2021. “As análises apontam uma baixa capacidade de recuperação da economia, ressaltando-se tanto a dificuldade de retorno dos investimentos privados como as amarras colocadas à capacidade de investimento público e intervenção governamental”, completa. 

A live de lançamento será realizada no perfil do Observatório, no dia 26 de fevereiro, às 19h. 

Relatório Especial - O relatório oferece uma breve análise sobre a conjuntura econômica nacional, com foco nos aspectos de emprego e ocupação que definem o atual quadro econômico nacional, marcado pela persistência da crise sanitária e econômica; e uma contextualização dos principais indicadores de emprego e renda relativos ao cenário econômico antes do agravamento da pandemia no Pará. 

Entre suas seções, há a apresentação de indicadores macroeconômicos que apontam os impactos setoriais e na atividade econômica do estado durante este período de crise. Há uma análise da evolução dos indicadores de emprego e renda ao longo do período de crise, de março de 2020 a outubro de 2020, além da oferta de artigos autorais de pesquisadores do Observatório, que ampliam os cenários indicados ao longo do relatório e sugerem elementos centrais para a discussão dos caminhos para a superação da atual conjuntura.

Opamet - O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (Opamet) realiza o acompanhamento mais detido do mercado de trabalho no Pará e em Belém. dos dados dos registros administrativos da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NCAGED) e da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de documentos disponibilizados pelo Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Estatísticos (Dieese).

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página