Campus de Ananindeua empossa novos dirigentes
Ocorreu nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a sessão de posse da nova coordenação do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia, que ocorreu na sede do campus, foi transmitida ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube. Estiveram presentes o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, o coordenador pró-tempore do campus, Reginaldo Saboia, e os dirigentes empossados: professor Alcy Favacho Ribeiro, coordenador, e professora Luciana Pereira Gonzalez Ferreira, vice-coordenadora.
Após o reitor empossar os novos gestores, o professor Reginaldo Saboia iniciou os pronunciamentos agradecendo a missão que recebeu e cumpriu, conforme definiu, com ética e gratidão. “Mesmo temporariamente, foi uma grande honra trabalhar em benefício do campus e para a promoção da educação profissional, científica e tecnológica, além de contribuir com a consolidação do Campus de Ananindeua, um projeto inovador para a formação de novas vidas e que abre horizontes”, disse.
A nova vice-coordenadora do campus, professora Luciana Gonzalez, relembrou sua trajetória e disse que, naquele momento, nutria dois sentimentos. O primeiro, de gratidão, em ter sido eleita pela comunidade para colaborar com a construção de um campus plural e inclusivo; e o segundo, de compromisso, que ali assumia pela construção de uma gestão democrática e pela busca da infraestrutura que o campus almeja e necessita.
O professor Alcy Favacho, empossado novo coordenador do campus, afirmou sentir-se honrado em ser conduzido a um cargo que considera tão importante e o assume como um desafio em sua vida profissional diante de uma realidade de restrições orçamentárias das universidades públicas. Ainda que neste cenário, ele disse estar disposto a lutar pela educação pública, gratuita e de qualidade, garantindo aos discentes a oportunidade que ele mesmo teve, de chegar ao nível superior. “Vamos juntos trabalhar pelo crescimento do Campus de Ananindeua e lutar para que tenha sede própria, mantendo e colaborando para a qualidade do ensino superior na Amazônia”.
Campus mais jovem - O Campus de Ananindeua é o mais jovem dos 12 campi da UFPA, localizado na Região Metropolitana de Belém. “Com esta particularidade, esse campus atende mais de 500 mil pessoas nas suas adjacências e nasceu com o objetivo de pensar as ciências e as tecnologias, e tem demonstrado grande esforço para cumprir com a tarefa de desenvolver a região”, declarou o vice-reitor Gilmar Silva.
O reitor Emmanuel Tourinho destacou que a UFPA tem como missão contribuir com a construção de uma sociedade justa e inclusiva, que dê oportunidades a todas as pessoas, principalmente por meio da educação, da ciência, da arte e da cultura. “Estamos lutando contra uma cultura obscurantista, que promove a violência. Nós não aceitamos a violência, acreditamos na educação e na ciência como o melhor caminho para a promoção da cidadania”, pontuou. “E, nesse sentido, não há nada mais significativo do que a dimensão multicampi da Universidade, sua presença em todo o estado do Pará”, complementou.
Avanços - O campus avança em pesquisa, ensino e extensão, tem tido crescimento na pós-graduação e também na graduação, inclusive, com o novo curso de Engenharia de Energia, que já é ofertado no Processo Seletivo de 2021, com 40 vagas. “Esse novo curso fortalece o campus e abre novos horizontes de formação, com docentes muito capacitados e aptos a entregar à comunidade aquilo que esperam de uma universidade pública”, sintetizou o reitor. Além de desejar sucesso aos novos dirigentes, Emmanuel Tourinho finalizou assumindo também o compromisso de ouvir as expectativas da comunidade e trabalhar em parceria com a nova gestão pelo futuro do campus da UFPA em Ananindeua.
Texto: Jéssica Souza – Ascom / UFPA
Imagem: Registro da transmissão.
Redes Sociais