Consepe acolhe solicitação de estudantes e altera resolução do Calendário Acadêmico 2021
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, uma alteração na Resolução n. 5.332/2020, que estabeleceu o Calendário Acadêmico da UFPA para 2021. A alteração foi solicitada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e prevê que o discente tenha a matrícula automaticamente cancelada nos componentes curriculares em que não tenha obtido aproveitamento nos períodos letivos de 2021 em que esteja vigente o ensino remoto. Assim, eventual reprovação, em decorrência das dificuldades de cursar as disciplinas, não constará no histórico do discente.
Essa alteração tornará possível continuar acolhendo as situações em que os discentes não tiverem condições de acesso aos serviços que permitam a participação em atividades remotas, como já vem ocorrendo no Período Letivo Emergencial, orientado pela Resolução n. 5.294/2020.
Conselheiros e conselheiras manifestaram opiniões a respeito do pedido do DCE e mostraram-se solidários(as) em entender as dificuldades advindas da situação de emergência do ensino remoto, que exige acessibilidade do ponto de vista da tecnologia e de outros recursos. Estudantes também se manifestaram apresentando algumas dificuldades enfrentadas até o momento, no contexto do Ensino Remoto Emergencial.
Inclusão digital - O reitor Emmanuel Tourinho afirmou que compreende as preocupações e todas as dificuldades encontradas na oferta de atividades remotas. Um dos desafios é ampliar o acesso dos estudantes à tecnologia, o que a Universidade vem fazendo com o Programa de Inclusão Digital por meio do edital que concede acesso à internet e equipamentos a estudantes. “Sabemos que o ensino remoto não é uma condição ideal, mas precisamos avançar para que outros alunos também possam ter acesso ao ensino superior. Estamos tentando construir as melhores opções, para que mais estudantes tenham condições de acompanhar as atividades e ninguém seja prejudicado”, reforçou o reitor.
Orientação aos discentes - Apesar da mudança, os discentes são orientados a fazer o possível para acompanhar as atividades de seu curso e sua turma, pois, diferentemente do Ensino Remoto Emergencial, os “blocos” agora avançarão, sem reoferta, uma medida necessária para que possa haver o ingresso de novos alunos por meio dos processos seletivos. Assim, o estudante que não conseguir cumprir um componente ofertado para a sua turma não poderá mais cumpri-lo com a mesma turma e precisará aguardar uma outra oportunidade em que a faculdade possa disponibilizar vaga naquele componente em oferta para outra turma. E, se não cumprir todo o bloco ofertado, não mais acompanhará a sua turma nos períodos letivos seguintes.
Para favorecer o acompanhamento das atividades remotas, a UFPA realizou nova chamada de discentes que se inscreveram para o Auxílio do Programa de Inclusão Digital.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Thiago Pelaes
Redes Sociais