UFPA forma 131 novos residentes em áreas médicas e multiprofissionais
Um total de 131 concluintes participaram da Cerimônia On-line de Conclusão das Residências Médicas e Multiprofissionais da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Turma 2021, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. Atualmente, a UFPA oferta Programas de Residência Médica, Multi e Uniprofissional por meio dos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), além do Instituto de Ciências da Saúde, do Núcleo de Medicina Tropical e do Hospital Veterinário da UFPA em Castanhal. Os cursos ocorrem tanto em Belém como em municípios do interior.
Compuseram a mesa de abertura da cerimônia a professora Iracilda da Cunha Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, representando o reitor Emmanuel Zagury Tourinho; a professora Regina Fátima Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); o professor José Roberto Bentes Capeloni, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HUBFS; o professor José Emílio Campos Magno, coordenador da Coreme do HUJBB; e a professora Dirce Nascimento Pinheiro, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da UFPA.
Missão - A professora Iracilda Sampaio ressaltou o momento ímpar que é para a Universidade apresentar novos profissionais qualificados e conscientes do papel que assumem perante as necessidades de saúde da população à qual prestarão serviços. Ela disse que espera que os concluintes possam seguir suas trajetórias empenhados em desempenhar suas atividades com dedicação e responsabilidade. “Saibam que a UFPA sempre será a casa de vocês. Aos formandos e a todos os coordenadores que trabalharam nesse processo complexo de qualificar pessoas, obrigada por honrarem o nome da Instituição”, afirmou.
A superintendente do Complexo Hospitalar, professora Regina Feio, mencionou que os residentes formandos desta turma em particular são heróis por terem seguido na residência mesmo diante de tantos desafios que surgiram no contexto da pandemia da Covid-19, que veio ainda para trazer o ensinamento de que as condições de saúde no mundo são mutáveis e que a atualização na área médica deve ser permanente e constante. “Agora vocês estão preparados para o mercado de trabalho e o Sistema Único de Saúde (SUS) agradece por colaborarem para salvar vidas”.
Os coordenadores das comissões de residência também manifestaram-se e parabenizaram os novos especialistas nas áreas médicas, multi e uniprofissionais. O professor Emílio Campos Magno, por exemplo, mencionou que a residência é o fim de uma etapa na formação dos concluintes e que, nas próximas etapas de formação, os hospitais universitários estarão sempre de portas abertas a eles como profissionais.
Especialidades - Na área médica, a UFPA formou profissionais nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Básica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina da Família e da Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pneumologia. Já na área multi e uniprossional, foram formados residentes nos Programas de Oncologia, Saúde do Idoso, Atenção ao Paciente Crítico, Saúde da Mulher e da Criança, Enfermagem Obstétrica, Atenção à Clínica Integrada, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Silvestres e Clínica Médica e Reprodução de Ruminantes e Equídeos.
Representatividade - Alguns residentes foram destacados como oradores, representando cada um dos hospitais e os tipos de residência. Amanda Martins representou os concluintes da área médica que cursaram especialidades ofertadas no Hospital Bettina Ferro. Para ela, o encerramento dessa etapa de formação lhe traz sentimentos contraditórios, que lhe alegram e, ao mesmo tempo, lhe mostram quão desafiante é a vida de um médico, principalmente em um cenário de pandemia, como o que se instalou no ano de 2020.
Jorge Aguiar, representando os concluintes da área médica atuantes no Hospital Barros Barreto, ressaltou que todas as expectativas que possuía quanto aos aprendizados na residência, lá no início do programa, em 2019, foram superadas e que seus preceptores e colegas são exemplo de enfrentamento, que certamente o transformaram em um médico e ser humano melhor.
Daniel Uchoa, da Residência Multiprofissional, destacou essa área como de suma importância no contexto hospitalar e disse que os programas da UFPA formaram muito mais do que profissionais, mas também pessoas que, agora, passarão a valorizar e a somar ainda mais para o SUS. “Tenho muito orgulho de, mais uma vez, ser egresso desta casa”, disse. Ana Zélia Fernandes, representando a área Uniprofissional, também seguiu nessa linha de pensamento e afirmou: “somos parte desse Sistema e devemos defendê-lo”.
Homenagem - Após serem nomeados todos os concluintes de cada uma das especialidades ofertadas pelos programas de residência dos hospitais universitários da UFPA, a cerimônia foi encerrada com uma homenagem às vítimas da Covid-19, que foram mais de 1,5 mil nas últimas 24 horas da data do evento, o maior número já registrado no Brasil desde o início da pandemia. A professora Iracilda Sampaio foi quem encerrou a cerimônia. A gravação está disponível no Canal dos Hospitais Universitários no YouTube.
Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Imagens: Arquivo Ascom / Print da transmissão
Redes Sociais