Página inicial > Ultimas Notícias > Podcast “Mexericos na Maré” leva aos ouvintes a divulgação da Ciência e da cultura amazônicas

• Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 17h46

MexericosNaMaré

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira em Comunidades Amazônicas (Labpexca) do Campus Bragança da UFPA criou um projeto de extensão para a produção do podcast “Mexericos na Maré”. A iniciativa visa aproximar a Universidade Federal do Pará da sociedade, por meio da produção de conteúdo de divulgação científica e cultural em linguagem acessível, interdisciplinar, em formato de áudio voltado para as comunidades interna e externa da UFPA. A primeira edição já está disponível e pode ser conferida aqui.

A ideia do podcast surgiu das atividades desenvolvidas Labpexca, junto ao Grupo de Pesquisa em Estudos Socioambientais Costeiros (Esac), do Campus Bragança da UFPA, os quais buscam promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a socialização do conhecimento por meio da pesquisa, do ensino e da extensão. Publicado quinzenalmente às segundas-feiras, o podcast pode ser acessado nas principais plataformas de streaming de podcasts, como Spotify, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts, RadioPublic, Copy RSS e pela Rádio Educadora 106.7 FM, de Bragança.

“Percebeu-se a importância de divulgar os resultados dos projetos para a sociedade. Paralelo aos trabalhos desenvolvidos pelo Labpexca, surgiu, então, o ‘Coletivo Mexericos na Maré, formado por membros do laboratório, artistas e pesquisadores de outras Instituições de Ensino e Pesquisa. O coletivo nasceu com objetivo de usar a linguagem das artes para disseminar e divulgar aspectos culturais da Amazônia, especialmente de comunidades tradicionais. Assim, o podcast tem um pé na Universidade e também na cultura, especialmente a cultura popular”, explica a professora Roberta Sá Leitão Barboza.

A equipe do projeto é coordenada pela professora Roberta Sá, do Instituto de Estudos Costeiros (Iecos) do Campus Bragança, idealizadora e produtora do programa, pelas bolsistas de extensão Raelida Santos, locutora e editora, e Giselle Silva dos Santos, locutora e roteirista do “Mexericos na Maré”. A equipe também conta com os voluntários Gabriela Santos e Caio Emmel, alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo, responsáveis pela Assessoria de Arte e Comunicação do projeto.

O projeto conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA) e em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) e do Projeto Aluno Repórter de Bragança.

Formato - O podcast é composto por dois blocos. O primeiro apresenta um projeto de pesquisa ou extensão desenvolvido pelo Labpexca e parceiros, incluindo atividades desenvolvidas, resultados alcançados e produtos gerados. São projetos realizados com comunidades de pescadoras e pescadores, carpinteiros navais e povos indígenas.

No segundo bloco, a cultura amazônica é valorizada por meio da participação de artistas, como músicos, compositores, designers, poetas, entre outros. O primeiro episódio contou com a participação do músico Almirzinho Gabriel. No próximo, haverá a presença do mestre de carimbó Lázaro Amorim. Já no terceiro, será feito um bate-papo com Samia Maria, designer e empreendedora criativa do Estúdio de artes Osga Criativa.

“É fundamental visibilizar as atividades realizadas pela UFPA para que as pessoas possam conhecer o que temos desenvolvido e compreendam o valor das pesquisas e da Ciência. O podcast funciona, ainda, como um retorno, uma ‘prestação de contas’, uma vez que fazemos parte de uma instituição pública. Além disso, apresenta um formato descontraído e linguagem acessível, pois, muitas vezes, a linguagem científica é de difícil compreensão. Considerando o atual cenário de fake news e o negacionismo da Ciência, um projeto como este apresenta grande relevância para promoção de difusão de conhecimento produzido pela Universidade ao público em geral”, finaliza a docente.

Acompanhe o podcast “Mexericos na Maré”, lançado quinzenalmente, às segundas-feiras, nas Plataformas Spotify, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts, RadioPublic, Copy RSS e pela Rádio Educadora 106.7 FM, de Bragança.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA