Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA e prefeito de Belém discutem parcerias em diversas áreas

Reitor da UFPA e prefeito de Belém discutem parcerias em diversas áreas

• Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 20h09

Foto Reuniao Prefeito 1

Em reunião na última sexta-feira, 26 de fevereiro, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, discutiram possibilidades de parcerias em diversas áreas. Educação, cultura, saúde, economia, meio ambiente e regularização fundiária foram os eixos destacados em projetos de desenvolvimento econômico e social realizados ou prospectados pelas instituições.

Na área de educação, foram levantadas necessidades de formação continuada de professores, universalização da alfabetização no município de Belém, formação profissional e científica, além de parcerias para oportunidades de estágio para estudantes da Universidade. Em cultura, mais espaços de cultura para apresentações abertas às comunidades, o estímulo à produção teatral e a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade foram os principais assuntos discutidos.

Foto Reuniao Prefeito 2Segundo Edmilson Rodrigues, “Precisamos reforçar a parceria com a Universidade. Temos vários projetos para a cidade de Belém que precisam do conhecimento produzido na Universidade. E a Prefeitura também pode colaborar com os projetos da Universidade”.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, destacou a competência da Instituição em diferentes áreas e a disposição em colaborar em projetos que gerem oportunidades de formação para os estudantes e melhoria na qualidade de vida da população: “Temos pesquisadores e laboratórios desenvolvendo projetos em diversas áreas do conhecimento, que participam de ações que impactam diretamente no cotidiano da cidade. As parcerias com o governo municipal fortalecem e conferem maior abrangência e impacto a essa atuação da Universidade, que tem como missão colaborar com o desenvolvimento social e econômico da Amazônia”.

Foto Reuniao Prefeito 3Convênio – O primeiro passo para formalizar as parcerias será a celebração de um convênio abrangente, ao qual estarão posteriormente vinculados projetos específicos. Além de educação e cultura, os gestores falaram de ações nas áreas de empreendedorismo social, atenção básica à saúde, melhoria e regularização de habitações, agricultura urbana, entre outros temas.

Participaram também da reunião o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; a secretária de Educação do Município de Belém, Márcia Mariana Bittencourt Brito; a secretária de Administração, Jurandir Santos de Novaes; a coordenadora-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda - Ver-O-Sol, Georgina Tolosa Galvão; e a chefe do Cerimonial do Gabinete do Prefeito, Inês Silveira.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA