Página inicial > Ultimas Notícias > Docentes da UFPA recebem Menção Honrosa no Prêmio Anparq 2020

Docentes da UFPA recebem Menção Honrosa no Prêmio Anparq 2020

• Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 18h10

Prêmio Anparq

O livro Hospitais e saúde no Oitocentos, organizado pela professora Cybelle Miranda, e o artigo em livro coletânea da professora Ana Cláudia Cardoso, ambas do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA), receberam Menção Honrosa no Prêmio Anparq 2020, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq). A divulgação dos escolhidos foi realizada durante o VI Encontro Nacional da Anparq, evento prioritário da área de Arquitetura, que teve como tema Limiaridade: processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo.

O Prêmio Anparq tem a finalidade de valorizar a produção científica e a inovação da área de Arquitetura e Urbanismo, dando destaque às melhores produções de Programas de Pós-Graduação e associados. Atualmente a premiação se divide em sete modalidades: Tese, Dissertação, Livro Autoral, Livro Coletânea, Artigo em Livro, Artigo em Periódico, e Projeto de Extensão.

Para a professora Cybelle Miranda, essa amplificação da repercussão das pesquisas em âmbito nacional abre uma cortina para que a produção científica da Região Norte do Brasil, na área de Arquitetura, seja conhecida e reconhecida em igualdade de valor com a produção das demais regiões. Além disso, a professora Ana Cláudia Cardoso acredita também que esse tipo de iniciativa demonstra a importância da interdisciplinaridade para a área de Arquitetura e Urbanismo

"Temos muito o que pesquisar para melhorar a condição de vida de nossa população, e o conhecimento do repertório herdado sobre como usar o espaço na Amazônia é básico neste caminho. A concessão da Menção Honrosa pela Anparq é um importante reconhecimento nacional da qualidade do trabalho que temos feito', completa Ana Cláudia Cardoso.

Prêmio Anparq livro hospitaisHospitais e saúde no Oitocentos - O livro Hospitais e saúde no Oitocentos foi organizado pela professora Cybelle Miranda (PPGAU/UFPA), com o professor Renato da Gama-Rosa Costa, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação teve como base a pesquisa "Classicismo nos Hospitais da Misericórdia e da Beneficência na 2ª metade do século XIX: trânsito entre Brasil e Portugal", financiada pelo CNPq, que reuniu capítulos produzidos por pesquisadores do PPGAU/UFPA, da Fiocruz, do Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa e da cidade de Fafe (Portugal).

A obra tem como foco a arquitetura hospitalar e o tratamento à saúde durante o século XIX no Brasil e em Portugal, com ênfase nas cidades de Belém, Rio de Janeiro, Lisboa, Porto e Fafe. Com base nos estudos entre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde, a publicação aborda a influência reversa da arquitetura do classicismo imperial brasileiro na arquitetura portuguesa, relacionada às questões tipológicas e estilísticas.

"A obra é extremamente atual, pois promove o entendimento de que grande parte da estrutura hospitalar construída nos oitocentos decorreu de graves epidemias que assolaram o mundo, como as de cólera, febre amarela, varíola e gripe espanhola. Os textos permitem entender as ações de cuidado à saúde e a higiene das cidades durante esses surtos, e as adaptações arquitetônicas que geraram a tipologia do hospital pavilhonar, eficaz por promover a boa circulação de ar nos ambientes de cura, cujo exemplo mais significativo no Pará é o Complexo da Santa Casa de Misericórdia", afirma a professora Cybelle Miranda.

O livro marca, ainda, os 10 anos de pesquisas empreendidas sobre o patrimônio da saúde que evidenciaram o pioneirismo do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo), da FAU/UFPA, na produção de conhecimento acerca do patrimônio da saúde no contexto luso-brasileiro.

Prêmio Anparq artigoArtigo em livro coletânea – Já o artigo Urban Tropical Florest: Where Nature and human Settlements Are Assets for Over Coming Dependency, But How Can Urbanisation Theories Identify Those Potentials?, escrito pelos professores Ana Cláudia Cardoso, Ana Carolina Melo, Danilo Araújo e Harley Silva e publicado no livro coletânea Emergent Urban Spaces, recebeu menção honrosa em razão da sua importância para o atual contexto político e cultural brasileiro. O capítulo trata sobre as transformações em cidades paraenses e sobre o fenômeno de urbanização extensiva que as afeta de modo diferenciado, a rede urbana ou as cercanias de grandes projetos.

"Reconhecer estratégias de urbanização compatíveis com o bioma é passo fundamental em direção à resiliência e à adaptação às mudanças climáticas, para a valorização da articulação entre conhecimento tradicional e conhecimento científico e para a denúncia das separações e divisões criadas pelo capitalismo na região amazônica, como a separação de cidades de suas áreas de influência. O artigo defende a ideia de reformulação de direito à cidade, de modo a incorporar o direito à natureza e buscar estratégias de desaceleração da pobreza e diversificação e universalização da cidadania", explica a professora Ana Cláudia Cardoso.

O artigo traz à tona discussões, baseadas em dados empíricos, acerca do processo de urbanização de algumas cidades do Amazonas. O texto se insere na temática do livro, que trata sobre espaços urbanos emergentes ao apresentar a urbanização extensiva como uma forma de espacialidade urbana. Segundo Ana Cláudia Cardoso, somente com a apresentação do fenômeno da urbanização, da expansão das cidades e das estratégias de produção e das condições de vida das pessoas, com base em uma visão integrada e sistêmica, será possível corrigir a narrativa da perda, da menos valia e da busca da cópia de soluções em países centrais para a produção do espaço construído na Amazônia.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Artes: Divulgação