Página inicial > Ultimas Notícias > Comunidade universitária debate políticas de assistência e acessibilidade estudantil durante seminário virtual

• Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 18h37

Seminário Saest encerramento

Com o objetivo de permitir o diálogo aberto com a comunidade universitária e, principalmente, com os estudantes - público para o qual se destinam as políticas de assistência e acessibilidade estudantil -, a Universidade Federal do Pará, por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), realizou o I Seminário de Acessibilidade e Assistência, totalmente on-line, de 9 a 11 de março. O evento apresentou e deu início a um processo de avaliação dos programas e das ações da Saest para gerar subsídios que permitam um bom planejamento das ações no novo ciclo de gestão.

A programação teve ampla participação de técnicos, estudantes e de suas representações, além de dirigentes universitários dos diferentes campi da UFPA. Segundo o superintendente Ronaldo Araújo, o seminário foi motivado pela necessidade de ampliar os processos de diálogo com a comunidade universitária acerca das políticas e dos programas de assistência estudantil implementados pela Saest.

Seminário Saest dia11 03"É importante que as nossas ações sejam fruto de um planejamento coletivo já que, com os recursos diminuindo com os cortes orçamentários, é necessário sermos precisos na definição dessas ações", afirmou. "Devemos considerar, também, que o perfil dos estudantes das universidades brasileiras mudou nos últimos anos: aumentou o número de estudantes pobres, que precisam de nossa atenção e de apoio econômico para que permaneçam e concluam seus cursos", continuou.

De acordo com a pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes de 2018, entre os alunos da UFPA, 85% têm renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio, 72% são mantidos financeiramente pelos pais e 85% são formados por pretos, pardos e índios, além de que 1% representa pessoas com deficiência. "Esse perfil deve ser considerado nas políticas institucionais", atesta o professor Ronaldo. "Então, um planejamento bem feito, fruto de uma avaliação coletiva, é essencial".

Em 2020, a UFPA atendeu a mais de 8 mil alunos com diferentes auxílios, todos regulados por editais públicos, e mais de 20 mil alunos com diferentes serviços de saúde, apoio pedagógico e/ou apoio psicológico. "Os Auxílios Permanência e Moradia garantem que muitos estudantes em situação de vulnerabilidade permaneçam estudando. Temos também ações dirigidas a públicos específicos, como estudantes quilombolas, indígenas, de populações tradicionais, estrangeiros e pessoas com deficiência, pois podemos considerá-los como em situação de vulnerabilidade social. Não apenas os auxílios, mas também os serviços de apoio pedagógico e psicológico são importantes para o acompanhamento desses alunos em situação de risco social", considera o superintendente.

Seminário Saest dia10Com a pandemia, foi necessário que a UFPA ampliasse o apoio aos estudantes, por isso criou ainda o Auxílio Alimentação Emergencial e o Auxílio de Inclusão Digital. "Esses auxílios dão melhores condições para que os alunos tenham assegurada a sua segurança alimentar e possam participar das atividades de Ensino Remoto".

A  primeira edição do Seminário de Acessibilidade e Assistência Estudantil foi avaliada positivamente. "Foi ampla a participação de estudantes, professores, gestores e técnicos, dos diferentes campi da Universidade. Também a discussão foi muito positiva, já que os diferentes eixos da assistência e da acessibilidade estudantis foram os balizadores da discussão. Muitas experiências, principalmente as desenvolvidas nos campi do interior do estado, foram apresentadas, revelando equipes comprometidas com o acompanhamento dos alunos da Universidade. De tudo, se fortalece ainda mais a compreensão de que a assistência estudantil não é ação específica da Saest, mas de toda a Universidade, já que a assistência estudantil e as ações de acessibilidades são condições absolutamente necessárias para o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão como um todo", conclui o superintendente.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Reprodução da transmissão