Página inicial > Ultimas Notícias > Confira as orientações e o funcionamento da UFPA na vigência da bandeira vermelha

• Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 12h17

Arte Bandeira Vermelha Portal

Desde o dia 5 de março, a Universidade Federal do Pará adotou o bandeiramento vermelho em todos os campi, com base na divulgação de boletim do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus. A Bandeira Vermelha sinaliza a existência de nível alto de transmissão viral e alto risco de sobrecarga dos serviços de saúde, correspondendo à condição de lockdown. Na vigência dessa bandeira, a recomendação geral é de que as atividades acadêmicas e administrativas sejam realizadas de forma remota, exceto serviços essenciais da administração da Universidade e de atendimento ao público.

De acordo com a Resolução n. 1.513/2020, do Conselho Superior de Administração (Consun/UFPA), na Bandeira Vermelha, ficam suspensas as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão em espaços da Universidade, como salas de aula, auditórios, anfiteatros, laboratórios, assim como estão suspensas as atividades de campo e as visitas técnicas. De modo remoto, segue o ensino de graduação e de pós-graduação no 1o Período Letivo Regular de 2021.

Já as atividades administrativas devem ser mantidas, em sua maioria, de modo remoto, sendo garantidos os atendimentos presenciais ao público interno ou externo de serviços essenciais que não possam ser realizados virtualmente. Para isso, a própria Resolução define protocolos de biossegurança para orientar os setores que mantêm atividades presenciais. Confira a síntese das orientações de atividades e dos usos dos espaços na vigência da Bandeira Vermelha.

Arte Bandeira Vermelha Info

Funcionamento e atendimento dos campi - Na Cidade Universitária José da Silveira Netto, em Belém, serão mantidas apenas as atividades administrativas presenciais essenciais, seguindo as medidas de biossegurança. O acesso ao campus continuará liberado para o prosseguimento do calendário de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), visto que o prédio Mirante do Rio continua sendo Posto de Vacinação, atendendo a pedestres, mas também no sistema drive-thru.

Na página da UFPA sobre o novo coronavírus, a comunidade pode acompanhar como estão funcionando os serviços e atendimentos presenciais e remotos das diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFPA.

Para saber mais sobre o Sistema de Bandeiras da UFPA, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Artes gráficas: Ascom UFPA