Nova edição do Beira do Rio já está no ar
Ao publicar a edição nº 158, a equipe do Jornal Beira do Rio completa um ano trabalhando remotamente, em virtude da pandemia do coronavírus, e traz como destaque uma matéria sobre os estigmas e preconceitos que fazem parte do dia a dia das capoeiristas nas rodas paraenses. A pesquisa realizada por Luciane Camões e defendida no PPGEAA/Castanhal revela práticas e discursos que acompanham essas mulheres e o que elas têm feito para tornar esse espaço mais acolhedor.
Também nesta edição, em entrevista, o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, ressalta a importância das políticas de inclusão e fala sobre as propostas para esse novo momento da sua gestão. E, após décadas com aulas em três turnos, os blocos do Pavilhão Básico ganharam novos usos com a oferta de serviços para a comunidade acadêmica.
Outros destaques - Esta edição traz ainda matéria sobre uma avaliação dos níveis de Vitamina D na população da Região Norte, na qual a pesquisadora Natércia Neves Marquês de Queiroz verificou as repercussões clínicas dos quadros de hipovitaminose; James Araújo produziu documentário para apresentar, de maneira didática e acessível, o fenômeno conhecido como “Limo do Tapajós” e os seus malefícios para a saúde da população; a engenheira de pesca Andressa Jisely Ribeiro criou um protocolo para identificar fraudes na venda de peixes processados no mercado paraense; e a tese vencedora da 7ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, de Walter Chile, que apresentou o Teatro Cacuri, uma proposta de arquitetura teatral inspirada em instrumento de pesca do ribeirinho amazônida.
Em artigo de opinião, a oceanógrafa Jaqueline Monteiro afirma que é importante lançar um olhar atento para a Amazônia durante a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. E a seção Resenha destaca a dissertação multimídia “Nó de 4 pernas: a tessitura de uma experiência de teatro multimídia em Belém do Pará”, produzida pelo pesquisador Fábio Limah, que trouxe uma forma nova e criativa de fazer trabalhos acadêmicos.
Texto: Redação Beira do Rio
Arte: Mkt Ascom
Redes Sociais