Página inicial > Ultimas Notícias > Programação da X Semana Nacional do Cérebro inicia-se nesta terça pelo youtube

Programação da X Semana Nacional do Cérebro inicia-se nesta terça pelo youtube

• Publicado: Terça, 16 de Março de 2021, 12h20

WhatsApp Image 2021 03 16 at 12.01.31

O contato com espaços verdes tem efeito psicológico restaurador que possibilita o alívio de situações de estresse do dia a dia. Essas questões devem ser observadas atentamente, principalmente neste período de pandemia. E para tratar sobre a relação entre a natureza e o cérebro, irá ocorrer, de 16 a 20 de março, a programação da X Semana Nacional do Cérebro. O evento faz parte de uma agenda internacional sobre os avanços da neurociência em todo o mundo. A transmissão será pelo Canal do YouTube, às 19h.

A prática de atividades físicas modifica aspectos importantes na saúde do cérebro. E o exercício verde consegue ampliar ainda mais esses benefícios, principalmente no humor e em outros aspectos mentais. Segundo o professor João Bento Torres, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), o exercício físico feito em áreas verdes tem um potencial maior de produzir nos praticantes um engajamento para a continuidade da atividade física. O que é importante, visto que o sedentarismo é um dos maiores problemas sociais e de saúde no planeta, associado a muitas doenças mentais, principalmente neste período de pandemia.

"A hipótese que se segue é que a exposição a ambientes verdes melhora a resposta imunológica. Então a combinação de atividades físicas com ambientes verdes pode apresentar um efeito convergente em que a resposta imunológica pode ser ainda mais eficiente. Esse contato tem um efeito psicológico bem demonstrado, e a exposição nem precisa ser longa, de 5 a 8 minutos é tempo suficiente para produzir esses efeitos. Por isso é importante que as pessoas entendam que é necessário valorizar e estimular a conservação, preservação e até as políticas públicas para a criação de espaços verdes", afirma o professor.

Pandemia e saúde mental – De acordo com João Bento Torres, neste momento de pandemia, alguns novos estudos realizados com pacientes que contraíram a Covid-19 buscam entender se as pessoas mais fisicamente ativas possuem menor risco de internação, diagnóstico que já vinha sendo observado em outras doenças de síndromes respiratórias.

"Além da questão imunológica, assuntos relacionados à saúde mental são de altíssima prioridade. Existem projeções de que iremos viver um grande desafio para o enfrentamento de transtornos psíquicos e psiquiátricos, tanto com pessoas que desenvolveram a doença quanto com pessoas que não contraíram, mas tiveram mudanças abruptas no seu estilo de vida em função do isolamento social e da perda de seus familiares", expõe.

Para ele, a prática regular de exercício físico e do exercício verde durante a pandemia ou após a recuperação da doença, com os devidos cuidados e higiene, são saídas benéficas e positivas para as questões relacionadas a conseguir manter uma boa saúde mental.

Programação X Semana Nacional do Cérebro - De 16 a 20 de março, às 19h, irá ocorrer a 10° edição da Semana Nacional do Cérebro. Com a temática "natureza e o cérebro", o evento irá debater os avanços da neurociência ao redor do mundo e essa relação com a prática de exercícios próximo ao meio ambiente. A transmissão será pelo Canal do YouTube do Activa-te. O evento é grátis e aberto ao público em geral.

A programação é voltada ao público em geral, a profissionais de todas as áreas e a estudantes universitários. Durante toda a semana do evento, haverá momentos de contato com pesquisadores brasileiros de diversas Instituições de Ensino Superior para a abordagem de questões ainda pouco divulgadas no país. Esta edição do evento conta com a organização do Programa Ciência do Movimento Humano, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

X Semana Nacional do Cérebro.

Data: de 16 a 20 de março de 2021

Local: Canal do YouTube do Activa-te