Ppgcom e Facom iniciam semestre letivo com Aula Magna de Márcio Souza sobre a História da Amazônia
Tendo como tema seu mais recente livro, História da Amazônia. Do período pré-colombinao aos desafios do século XXI, o escritor e dramaturgo amazonense Márcio Souza fará a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, que ocorre no dia 22 de março, às 15h, de forma remota e com transmissão pelo canal do PPGCOM no Youtube, integra as comemorações dos 45 anos da Facom e marca o início da segunda década do PPGCOM.
Márcio Souza é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e sua obra transita por diversos gêneros e linguagens: romancista, ensaísta, contista, dramaturgo, diretor de teatro e ópera, diretor de cinema. Essa variedade de obras permite que os apreciadores do seu trabalho possam conhecer, de forma profunda e com qualidade, a história da Amazônia e de suas sociedades. Para dialogar com o autor, o evento também contará com a participação de convidados especiais, estudiosos da cultura e das dinâmicas amazônicas, como o poeta, prosador e ensaísta João de Jesus Paes Loureiro e os jornalistas, professores e pesquisadores do PPGCOM da UFPA Manuel Dutra e Vânia Torres.
Sobre as obras de Márcio Souza - A obra de Márcio Souza se destaca pela sua busca constante em desvendar a Amazônia, cuja riqueza cultural e histórica é ignorada pelos próprios brasileiros. O processo de colonização do Norte do país, a exploração do látex na passagem do século XIX para o XX, durante o chamado Ciclo da Borracha, a questão indígena e os abismos sociais na região são matéria-prima de suas narrativas.
Entre as suas principais obras, destacam-se Galvez – Imperador do Acre (1976); Mad Maria (1980), que inspirou a minissérie homônima da Rede Globo nos anos 2000; a tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, composta dos romances Lealdade (1997), Desordem (2001), Revolta (2005) e Derrota (2006), que possuem como contexto o movimento da Cabanagem, ocorrido na antiga Província do Grão-Pará, no século XIX; Amazônia Indígena (2015) e, o mais recente, História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI (2019).
Facom e PPGCom - Criada em fevereiro de 1976, a Faculdade de Comunicação da UFPA exerce, há 45 anos, a importante missão de formar profissionais da área da Comunicação na região amazônica e de estimular o debate crítico sobre a comunicação na Amazônia. Atualmente, há cerca de 300 discentes nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.
Por sua vez, em sua interseção com as temáticas culturais e com os espaços amazônicos, o PPGCOM/UFPA concretiza uma experiência singular de pesquisa, sendo o único, no Brasil, especializado na conjunção entre os três campos de investigação - Comunicação, Cultura e Amazônia - apontando as Ciências da Comunicação como particularmente bem posicionadas para compreender, de maneira integrada, os desafios amazônicos em suas múltiplas dimensões. Implantado em 2010, o programa já titulou mais de 100 novos mestres na área e atualmente inicia sua terceira turma de Doutorado, primeiro e ainda único curso de Doutorado em Ciências da Comunicação em toda a região amazônica.
Serviço:
Aula Magna de abertura Semestre Letivo 2021 PPGCOM e Facom - UFPA
Data: 22/3/2021
Hora: 15h
Transmissão: canal do PPGCOM UFPA no Youtube
Texto e arte: Divulgação Facom/PPGCom
Redes Sociais