Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada de Combate ao Câncer promove debate sobre a influência da pandemia de Covid-19 no tratamento de pacientes oncológicos
Início do conteúdo da página

Jornada de Combate ao Câncer promove debate sobre a influência da pandemia de Covid-19 no tratamento de pacientes oncológicos

  • Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 18h17

jornada oncologica

Para o primeiro dia, a palestrante convidada será Luciana Holtz de Camargo Barros, que abordará o tema “O impacto da pandemia no tratamento de pacientes com câncer”. Luciana Holtz é psico-oncologista, especialista emEm alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que ocorre no dia 8 de abril, a Liga Acadêmica de Assistência Oncológica da UFPA irá realizar a "I Jornada de Combate ao Câncer: Covid-19 e o paciente oncológico". O objetivo é informar a população sobre os impactos da pandemia na vida de pessoas que fazem tratamento contra a doença. O evento é grátis e será transmitido ao vivo no canal do Youtube da Liga, nos dias 7, 8 e 9 de abril. As inscrições podem ser feitas aqui

Pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão, a liga acadêmica de assistência oncológica foi criada para promover a ampliação do conhecimento sobre origem, fisiopatologia, problemas sociais, assistência e tratamento do paciente oncológico. Com uma equipe multidisciplinar, o projeto leva à população conhecimentos científicos, propostas de atendimento humanizado e assistência no campo da saúde mental e clínica, e, nos dias 7, 8 e 9 de abril, irá abordar a temática “Pandemia da Covid-19 e o Paciente Oncológico” durante a I Jornada de Combate ao Câncer. A realização tem como objetivo informar à comunidade em geral como a pandemia tem afetado o tratamento oncológico.

"A situação pandêmica reduziu a busca por exames de rastreamento/diagnóstico do câncer e dificultou o acesso de muitas pessoas ao tratamento oncológico. Além disso, os últimos meses foram bem complicados para todos, visto que a pandemia da Covid-19 vem desencadeando problemas no cenário econômico, político, social e causando, principalmente, um impacto psicológico grande na maioria das pessoas", explica Ana vilhena, vice- presidente da liga.

Inscrição - Para participar do evento, é preciso se inscrever no link. O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube da liga, nos dias 7 (quarta-feira), 8 (quinta-feira) e 9 (sexta-feira) de abril de 2021. O horário da programação varia de acordo com o dia do evento. A jornada pretende alcançar graduandos, pós-graduandos e profissionais da área da saúde interessados no tema. Haverá carga horária de 10h.

Bioética, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia. No segundo dia, a Universidade do Câncer confirmou a bióloga Simone Bonecker, que abordará o tema “A influência do SARS-CoV-2 no paciente oncológico”. A convidada é doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer, auditora interna da PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos).No último dia, o médico Luis Eduardo Werneck de Carvalho falará sobre o tema “O paciente oncológico e a vacina da Covid-19”. Luis Eduardo Werneck é especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e compõe o quadro médico da Oncológica do Brasil.

Dia Mundial do Combate ao Câncer - Realizada anualmente em 8 de abril, a data foi criada para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia. O principal objetivo da data é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele.

 

 

Serviço:

 "I Jornada de Combate ao Câncer: Covid-19 e o paciente oncológico."

Data: dias 7, 8 e 9 de abril. 

Local: Canal do Youtube da Liga

Horário: varia de acordo com os dias da programação.

Link para inscrição e mais informações.

 

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página