Página inicial > Ultimas Notícias > E-book avalia as condições dos estudantes de Arquivologia no período de Ensino Remoto Emergencial

• Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 15h30

ebook

Para apresentar os resultados da pesquisa sobre as condições enfrentadas em 2020 pelos estudantes da subunidade no Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi lançado o e-book "Cultura Digital, Ensino Remoto e Pandemia: Relatório da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará – 2020". Com base na análise de dados de 95,18% dos discentes, a pesquisa permite que a comunidade acadêmica utilize as informações em pesquisas científicas sobre as temáticas. O e-book completo, em formato PDF, está disponível aqui.

O e-book tem formato de relatório analítico fundamentado em dados de 34 indicadores, divididos em três fatores: Condições etárias, socioeconômicas e risco de contágio; Condições de infraestrutura computacional e de conectividade e Competência digital, variáveis biopsicológicas (endógenas) e socioculturais (exógenas). Por meio dos dados, foi possível apontar pontos de atenção que o Ensino Remoto Emergencial traria ao longo do ano de 2020, para serem usados como suporte às tomadas de decisão da Faculdade de Arquivologia (FAARQ).

"Por meio da pesquisa, podemos destacar que os dados confirmaram dificuldades que os estudantes tiveram no Ensino Remoto Emergencial, tais como a falta de espaço adequado para estudo; falta de equipamentos para as atividades de pesquisa, ensino e extensão; problemas relacionados à conexão de internet; comprometimento do rendimento acadêmico devido a problemas relacionados às condições psicológicas; diminuição da renda familiar; entre outros", afirma o professor Fernando de Assis, um dos produtores do e-book.

Ao mesmo tempo, a análise antecipada dos dados também possibilitou que a gestão da subunidade fosse assertiva na realização de ações com foco na diminuição das dificuldades dos estudantes neste período crítico. Agora os autores do relatório estão em processo de desenvolvimento para que esse tipo de pesquisa seja realizada bienalmente, para a produção de uma série histórica de dados.

"Também estamos cooperando com outras subunidades da UFPA para replicar a análise. A publicação do e-book é tanto uma janela de oportunidade para que outros pesquisadores utilizem os dados desta pesquisa como uma ação de transparência à sociedade sobre a nossa universidade", garante Fernando de Assis.

O e-book foi produzido pelos professores Fernando de Assis Rodrigues, Gilberto Gomes Cândido e Cristian Berrío Zapata. É baseado em ações relacionadas à pandemia de Covid-19 da Faculdade de Arquivologia, da Faculdade de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Centro Acadêmico de Arquivologia, todos originários do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA. A produção também contou com a participação de pesquisadores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA e da Northumbria University.

E-book "Cultura Digital, Ensino Remoto e Pandemia: Relatório da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará – 2020".

Link do e-book completo em formato PDF

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Pixabay